Ícone do site Folhadamanha

ICMBio capacita condutores de visitantes para o Parque da Canastra

Ézio Santos

S. J. B. GLÓRIA – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o município de São João Batista do Glória, promoveu entre os dias 6 e 10 de fevereiro, o curso de formação de Condutores de Visitantes para o Parque Nacional da Serra da Canastra (PNSC). Segundo o instituto, a primeira turma foi composta por 40 pessoas, que participaram de aulas teóricas ministradas nos auditórios da Prefeitura e da Câmara. Já as aulas práticas ocorreram na zona rural de São Roque de Minas.

De acordo com o ICMBio, os temas das aulas relacionadas com a prática profissional, contou com a participação da equipe de técnicos do instituto e convidados que abordaram assuntos sobre a história do parque, conceitos sobre unidade de conservação, seus objetivos e legislação; manejo integrado do fogo, interpretação ambiental, direitos e deveres dos condutores; funcionamento da Associação dos Produtores de queijos Canastra (Aprocan); circuito turístico e gestão em turismo; questões relacionadas à segurança, com o olhar de profissionais da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), defesa civil e serviço geológico do Brasil; sobre a fauna e flora do cerrado, além de visitas técnicas aos atrativos nas áreas do parque.

Segundo a diretora de Turismo, Esportes e Lazer, Mônica Araújo de São João de Glória, o planejamento dessa ação começou no primeiro semestre de 2022 com o envio de ofício ao ICMBio para a realização dessa turma no município. “O órgão segue com os trâmites internos para aprovação e providências, enquanto que paralelamente, vamos sensibilizando a comunidade local da importância da realização do curso”, disse.

Conforme informações da diretora, em novembro do ano passado foi amplamente divulgado o edital para as inscrições nos grupos de redes sociais do município, do ICMBio e do site, que se encerraram no dia 2 de janeiro. Assim, a responsabilidade foi do próprio órgão ambiental, selecionar os inscritos, publicar a lista dos alunos e enviar os convites aos palestrantes, enquanto que a prefeitura ficou responsável pela logística, estrutura e organização interna das aulas.

“O processo é trabalhoso, mas extremamente gratificante, pois, além de fortalecer a parceria do município com o ICMBio, reforçamos a importância da qualificação profissional dos condutores para atuarem na região do Parque Nacional da Canastra. Temos um turismo cada vez mais consciente, seguro e profissional e isso é nosso foco de ação, que aos poucos, ano a ano, aumentaremos o número de condutores credenciados no município”, ressaltou a diretora.

Segundo ela, todo o processo deve se repetir para os inscritos da segunda turma que se juntarão entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março em São Roque de Minas.

O edital de credenciamento dos novos condutores será publicado em breve e os interessados deverão apresentar os certificados do curso ICMBio, de condutor local e de primeiros socorros, além de recolher uma taxa de participação.

Sair da versão mobile