31 de março de 2025
Prefeitura iniciou serviços de patrolamento, encascalhamento, abertura de valetas para drenagem, recuperação de trechos críticos e reforço na sinalização nesses locais / Foto: Divulgação
Carlos Renato
IBIRACI – A Prefeitura de Ibiraci prevê a revitalização e obras de infraestrutura em cerca de 65% das estradas vicinais na zona rural. O município possui cerca de 700 quilômetros de vias.
Segundo informa o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Caio Gonçalves de Oliveira, neste ano a prefeitura tem intensificado os trabalhos de manutenção e recuperação das estradas rurais.
“Entre as principais ações, destacam-se o patrolamento, encascalhamento, abertura de valetas para drenagem, recuperação de trechos críticos e reforço na sinalização. Além disso, em pontos estratégicos, foram realizadas correções de nível para melhorar o escoamento da água da chuva e evitar erosões”, destaca.
Conforme aponta o secretário, em quase três meses foram reformadas duas pontes de grande porte e mais de 17 mata burros. “Dentre elas, podemos destacar a reforma da ponte que faz divisa com o município de Capetinga e da ponte do São Tomé”.
Segundo ressalta o secretario, no início do ano, a situação das estradas rurais em Ibiraci estariam em situação de abandono.
“As vias estavam malcuidadas, com muitos trechos intransitáveis, com atoleiros e buracos, resultado de anos sem a devida manutenção. Era um verdadeiro descaso com a população rural. Desde então, tem sido uma luta para reorganizar e recuperar essas estradas, especialmente porque o período de chuvas intensas dificultou ainda mais o trabalho”, afirma Caio.
Segundo ele, por conta disso, essas intervenções são essenciais para garantir o acesso das comunidades, facilitar o transporte escolar e permitir o escoamento da produção agrícola.
“Ainda há trechos que necessitam de mais atenção, especialmente aqueles com maior fluxo de veículos pesados. Precisamos intensificar o encascalhamento, reforçar a drenagem em áreas críticas e concluir a recuperação de algumas pontes e mata burros. Além disso, buscamos investimentos para a construção de novas passagens e ampliação da manutenção preventiva, reduzindo custos e problemas futuros”, destacou.
Metas
Para 2025, as secretarias de Obras e de Agropecuária e Meio Ambiente pretendem ampliar o cronograma de manutenção contínua, implementar um plano de melhorias estruturais nas estradas mais movimentadas e buscar recursos para pavimentação de trechos estratégicos.
“Outra meta importante é a substituição de pontes antigas por novas estruturas mais resistentes e seguras, além da instalação de tubos de concretos para melhorar o escoamento das águas pluviais”, informou a Secretária de Obras.
“A Secretaria de Obras está trabalhando em conjunto com outras secretarias e parceiros para garantir que as ações sejam eficazes e atendam às reais necessidades da população rural. O objetivo é oferecer melhores condições de mobilidade, beneficiando produtores, estudantes e todos os moradores da zona rural. Estamos abertos a sugestões e reforçamos nosso compromisso em melhorar a infraestrutura do município”, afirma.
Fotos: Divulgação