Leonardo Pedro
PASSOS – O terceiro gol que consolidou a vitória do Atlético sobre o Millonarios e a classificação para a fase de grupos, na noite da quarta-feira, 15, fez de Hulk um dos maiores artilheiros brasileiros na Libertadores. Agora, o camisa sete alvinegro balançou as redes 14 vezes.
Com os 14 gols, Hulk está na 20ª posição do ranking, empatado com Thiago Ribeiro (ex-Cruzeiro), Washington (ex-Fluminense), Raphael Veiga, Rogério Ceni e Neymar. Na sequência, com um tento a mais, aparecem Leandro Damião (ex-Internacional) e Alex (ex-Cruzeiro).
Zico, Jardel (ex-Grêmio) e Pelé marcaram 16 vezes. Robinho, Tita (ex-Flamengo), Sérgio João (ex-Bolivar) 17 vezes. Marcelinho Carioca e Rony estão logo à frente, com 18, atrás de Bruno Henrique, Ricardo Oliveira e Guilherme, os três com 19 gols.
Apenas seis atletas brasileiros balançaram as redes mais de 20 vezes no principal torneio continental da América. São eles: Jairzinho (21), Célio Taveira (ex-Vasco da Gama, 22), Palhinha (25), Fred (25), Luizão (29) e Gabigol (29).
Na história do Atlético, Hulk é o maior goleador isolado na Libertadores. O atacante alcançou a liderança contra o Palmeiras, em 2022, quando ultrapassou Jô, que tem 11 gols. Aos 36, ele disputa o torneio pela terceira vez e os 14 gols foram marcados em 25 partidas, e correspondem a uma média de 0,56.