Ícone do site Folhadamanha

HRC faz ação no Dia Internacional de Luta Contra o Câncer em Passos

PASSOS – Nesta quarta-feira, 15 de fevereiro, o Hospital Regional do Câncer de Passos (HRC) promove uma ação do Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil, instituído em 2002 para conscientizar a população sobre a doença, que é a que mais mata crianças e adolescentes no Brasil, e expressar apoio e solidariedade a pacientes e familiares. Na quinta-feira,16, será realizada uma festa de carnaval para os pacientes oncológicos do hospital.

De acordo com o oncologista pediátrico do HRC Audir Ribeiro de Abreu Júnior, no ano passado foram 46 diagnósticos de câncer infantojuvenil no hospital. “Em 2022, nós tivemos 46 novos pacientes, na faixa etária de 0 a 18 anos, diagnosticados com câncer, e todos estiveram ou estão em tratamento durante todo esse período. Nós já temos mais de 200 pacientes que estão nesse segmento, contando os novos e os que estão em seguimento após o tratamento”, disse. 

Ele afirma que as leucemias são o tipo de câncer mais comum na infância e na adolescência e correspondem a cerca de 30% a 35% dos casos. Segundo Abreu Júnior, também são frequentes os tumores ósseos, no sistema nervoso central, renais e outros.  

“Os pacientes que chegam e conseguem fazer um diagnóstico precoce têm uma taxa de sobrevida e conseguem um êxito acima de 70% de cura. O tratamento do câncer infantojuvenil é feito, principalmente, com quimioterapia, radioterapia e cirurgia, mas nós também temos o uso de terapias alvo, com anticorpos monoclonais que vão agir, especificamente, nas células de determinado tumor”, afirma.  

Segundo o oncologista, os tumores em crianças e adolescentes se multiplicam rapidamente. “São tumores que aparecem e crescem muito rápido, por serem em células que estão em constante multiplicação na infância e adolescência, por exemplo o tecido ósseo, o tecido muscular, as células sanguíneas”, explica. 

“Por serem tumores com grande multiplicação celular, costumam responder positivamente ao tratamento quimioterápico porque as quimioterapias atuam, geralmente, matando as células do tumor ou parando a multiplicação e elas acabam morrendo por isso” afirma.

Data

O Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil (15 de fevereiro) foi criado em 2002 pela Childhood Cancer International e simboliza uma campanha global para conscientizar sobre o câncer infantil e expressar apoio às crianças e adolescentes e suas famílias.

A doença é a principal causa de morte entre crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).Em todo o mundo, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc, na sigla em inglês), estima-se que, todos os anos, 215 mil casos são diagnosticados em crianças menores de 15 anos, e cerca de 85.000 em adolescentes entre 15 e 19 anos.

Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os que atingem o sistema nervoso central e os linfomas (sistema linfático).

Sair da versão mobile