Ícone do site Folhadamanha

HRC celebra 15 anos com mais de 1,45 milhão de atendimentos

Somente em 2024, até o mês de novembro, foram contabilizados 94.169 atendimentos na instituição de saúde / Foto: Divulgação

PASSOS – O Hospital Regional do Câncer (HRC) de Passos comemorou nesta quarta-feira, 18, o aniversário de 15 anos de fundação, consolidando como uma referência no tratamento oncológico na região. Segundo a Santa Casa, a instituição já realizou mais de 1,45 milhão de atendimentos

O HRC, fundado em 2009, nasceu com a missão de atender à crescente demanda por tratamento de câncer no sul de Minas Gerais, aponta a Santa Casa.

“Com uma equipe especializada e um olhar atento às necessidades dos pacientes, a instituição já realizou mais de 1.456.766 atendimentos, desde a inauguração até novembro de 2024. Somente em 2024, até o mês de novembro, foram contabilizados 94.169 atendimentos”, destaca a instituição.

Conforme a Santa Casa, o hospital, marcado pela solidariedade da população que se uniu para tornar sua construção possível, tornou-se um centro de referência para a comunidade, proporcionando tratamento, acolhimento emocional e suporte às famílias dos pacientes.

“Ao longo de sua trajetória, o HRC tem investido continuamente em infraestrutura e capacitação profissional, mas também se destaca por seus projetos de impacto social, como a confecção de perucas a partir de doações de cabelo e a realização de campanhas de conscientização que mobilizam toda a região”, reforçou a Santa Casa.

Atualmente, o hospital atende 171 cidades e acompanha 16.276 pacientes em seguimento, desde 2009 até novembro de 2024.

Aniversário

No aniversário de 15 anos, o HRC celebra a construção do novo Ambulatório Oncológico em um projeto que está em andamento, com o objetivo de expandir a capacidade de atendimento e oferecer ainda mais conforto e qualidade aos pacientes.

Vacina

O governo russo anunciou, nesta semana, que desenvolveu uma vacina contra o câncer. A previsão é que o imunizante comece a ser distribuído para pacientes de forma gratuita a partir do início de 2025.

De acordo com a agência russa de notícias, a vacina foi desenvolvida em colaboração com diversos centros de pesquisa. Ensaio pré-clínicos demonstraram que a dose suprime o desenvolvimento de tumores e de potenciais metástases.

O Centro Nacional de Pesquisa Médica do Ministério da Saúde russo informou que trabalha com duas linhas de vacinas oncológicas. Uma delas é uma vacina personalizada que utiliza tecnologia mRNA, a mesma utilizada em doses contra a covid-19.

“Com base na análise genética do tumor de cada paciente, uma vacina única é criada para ‘ensinar’ o sistema imunológico a reconhecer células cancerígenas”, detalhou o centro de pesquisa russo.

O segundo imunizante é a Enteromix, formulada com base numa combinação de quatro vírus não-patogênicos que têm a habilidade de destruir células malignas e, simultaneamente, ativar a imunidade de pacientes contra um tumor.

Sair da versão mobile