4 de novembro de 2023
Foto: Arquivo FM.
Débora Meira
PASSOS – A ocupação na rede hoteleira da região está entre 70 e 85% neste feriado prolongado de Finados, aponta o Circuito de Turismo Nascentes das Gerais e Canastra. De acordo com o gestor da instituição, Kleyber Jorge da Silveira, a previsão é otimista para este fim de semana e também para o fim de ano, com estabelecimentos com reservas esgotadas para o período de Natal e Ano Novo.
“Antigamente tivemos uma normalização do fluxo de turistas, às vezes menor do que a gente via, mas é um público com um poder aquisitivo significativo e o que conseguimos mensurar é que, financeiramente, a região está de volta no cenário turístico nacional”, disse Kleyber.
Segundo ele, para o fim de ano a expectativa é boa, com cidades preparando eventos e parte da rede hoteleira com reservas esgotadas para o período. “As festividades serão divulgadas em breve, porém, nós já temos um percentual de rede hoteleira que já não tem disponibilidade mais para o final do ano”, destacou.
“Qualquer época do ano é boa para visitar nossa região, pelo fato da diversidade de segmentos oferecidos. Nós temos a cultura, gastronomia, turismo náutico, turismo de negócio, turismo de eventos, turismo rural, então a diversidade de segmentos proporciona que em qualquer época do ano o turista possa vir, que vai encontrar alguma coisa interessante para conhecer, para fazer ali a sua experiência”, comentou.
BELO HORIZONTE – O volume de atividade turística em Minas Gerais cresceu 17,6% entre janeiro e agosto de 2023. Nos últimos 12 meses, estado lidera crescimento no País com 21,5%.
Análise dos dados do volume de atividade turística do mês de agosto feita pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, aponta que Minas sustenta crescimento da atividade turística nos oito primeiros meses de 2023, com um aumento de 17,6%, superando o segundo colocado, a Bahia, em quatro pontos percentuais.
Minas também registra a maior taxa de crescimento do Brasil nos últimos 12 meses com 21,5%. O setor tem mostrado evolução sustentável pelo terceiro ano consecutivo.
De acordo com a análise, Minas registra crescimento também no desempenho obtido em agosto de 2023 frente a agosto de 2022 que foi de 10,7%. Embora seja uma taxa menor do que a obtida nos últimos três meses, nesta base de comparação, o incremento do turismo em Minas segue acima dos dois dígitos desde abril de 2021. O desempenho do estado na variação anual supera o desempenho do Brasil em 5,8 pontos percentuais.
Já a variação registrada em agosto sobre julho de 2023 mostra neutralidade no desempenho da atividade turística em Minas Gerais. Em julho o desempenho da atividade foi de 0,8%. Os analistas da Fecomércio MG pontuam que a base de comparação de um mês para outra traz flutuações ao indicador em função de sazonalidades e ao curto período de análise para formação do indicador. No âmbito nacional, a atividade turística teve desaceleração de 1,5% em agosto sendo que em julho indicava crescimento de 0,9%.
Para o setor de turismo da Fecomércio MG, os números positivos e de constante crescimento do turismo em Minas refletem uma consolidação de destinos mais conhecidos e uma oportunidade de crescimento também em destinos desconhecidos pelos turistas.