Destaques Literatura

Hoover continua liderando as vendas

21 de dezembro de 2023

Escritora Colleen Hoover domina a lista do ranking dos best-sellers mais vendidos./ Foto: Reprodução.

LITERATURA

Os livros mais vendidos em 2023 foram, de novo, de Colleen Hoover. Fenômeno de vendas no mundo todo, a escritora americana, que trabalhava como assistente social antes de começar a publicar em 2012 e de ganhar fama, tem nada menos do que quatro romances entre os 10 best-sellers do ano. “É Assim Que Começa” foi o livro mais vendido de 2023, segundo levantamento feito pela Nielsen BookScan.

Lançado em outubro de 2022, a tempo de já conquistar o 17º lugar no ranking dos 20 mais vendidos do ano passado, ele é a sequência de “É Assim Que Acaba” – que caiu uma posição e ocupa agora a segunda posição.

A Nielsen BookScan acompanha os números do mercado a partir da venda de livros físicos nas principais livrarias – ela cobre 76% do varejo. O levantamento é feito pelo ISBN e não considera outras edições do mesmo livro.

Segundo o Grupo Record, que publica os livros de Hoover, ela somou, em 2023, 1.489.784 de exemplares vendidos até a publicação desta matéria. Só de “É Assim Que Começa”, foram quase 295 mil exemplares (incluindo 33 mil e-books).

É muito provável que esses livros sigam no radar dos leitores brasileiros, já que uma adaptação de “É Assim Que Acaba”, que conta uma história de amor que se revela a história de uma relação abusiva, está prevista para estrear em fevereiro de 2024. Blake Lively será a protagonista (relembre o dia em que ela voltou à casa de sua infância para anunciar o elenco).

Se em 2019 nenhuma obra de ficção ficou entre as mais vendidas do Brasil (veja o ranking dos últimos anos ao final do texto), em 2023 seis romances dividiram o espaço com autoajuda e educação financeira e com um título religioso, na esteira de um movimento iniciado em 2020, na pandemia, quando muitos brasileiros redescobriram a leitura de ficção.

Carla Madeira, com “Tudo é Rio”, é a única ficcionista brasileira entre os top 10, que conta, ainda, com a presença do pastor da Igreja Renascer Junior Rostirola na quarta posição. Se analisarmos o top 20, aparecem outros dois brasileiros: Paulo Vieira e Thiago Nigro, autores de autoajuda frequentadores assíduos dessas listas.

O Grupo Record também domina, com 6 títulos entre os 10. As outras editoras são HarperCollins, com dois, e Vida, Citadel e Sextante, com um título cada. Todos os livros, com exceção de “A Psicologia Financeira: Lições Atemporais Sobre Fortuna”, “Ganância e Fé”, apareceram no ranking do ano passado. E nenhum deles foi lançado no Brasil em 2023.

Os 20 livros mais vendidos no Brasil:

1 – É Assim que Começa, de Colleen Hover (Galera)

2 – É Assim que Acaba, de Colleen Hoover (Galera)

3 – A Biblioteca da Meia-Noite, de Matt Haig (Bertrand)

4 – Café com Deus Pai, de Junior Rostirola (Vida)

5 – O Homem Mais Rico da Babilônia, de George S. Clason (HarperCollins)

6 – Verity, de Colleen Hoover (Galera)

7 – Mais Esperto que o Diabo: O Mistério Revelado da Liberdade e do Sucesso, de Napoleon Hill (Citadel)

8 – Todas as Suas (im)perfeições, de Collen Hoover (Galera)

9 – Tudo é Rio, de Carla Madeira (Record)

10 – A Psicologia Financeira: Lições Atemporais Sobre Fortuna, Ganância e Felicidade, de Morga Housel (Harpercollins)