6 de março de 2026
Reprodução/PCMG
PASSOS – A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu, na quarta-feira, 4, mandado de prisão preventiva e mandado de busca e apreensão contra um homem de 37 anos investigado por envolvimento em crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação foi realizada no âmbito de investigação conduzida pela Delegacia de Polícia Civil de Piumhi, com apoio da Delegacia Regional de Passos.
Segundo a Polícia Civil, as investigações tiveram início após autoridades dos Estados Unidos identificarem que endereços de IP localizados no Brasil estariam realizando downloads de diversos vídeos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil. As informações foram repassadas às autoridades federais brasileiras, que iniciaram procedimentos para identificar a origem dos acessos.
Durante as apurações, foi constatado que os downloads estavam vinculados ao município de Piumhi. Como inicialmente não foram encontrados elementos que indicassem a transnacionalidade do crime, o caso foi encaminhado à Polícia Civil de Minas Gerais, que instaurou um inquérito policial para aprofundar as investigações.
Com base nas evidências reunidas, a Polícia Civil representou na Justiça por medidas cautelares de natureza probatória e pessoal. Os pedidos foram deferidos pelo Poder Judiciário e cumpridos na terça-feira.
Durante a operação, foram apreendidos aparelhos eletrônicos pertencentes ao investigado, que foi localizado e preso no município de Passos.
Após os procedimentos de polícia judiciária, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.