Ícone do site Folhadamanha

Hemominas promove mutirão de doação de sangue no Carmo

O mutirão ocorre no Posto Risoleta Neves, das 7h às 13h./ Foto: Reprodução.

Débora Meira

C. R. CLARO – A Prefeitura de Carmo do Rio Claro, em parceria com o Hemominas, promovem neste sábado, 6, o mutirão de doação de sangue no Estratégia Saúde da Família (ESF) Continental, conhecido como Posto Risoleta Neves, localizado na rua Capitão João Evaristo, nº 722, no bairro Jardim América. O evento começou às 7h e termina às 13h.

De acordo com o secretário adjunto de Saúde de Carmo do Rio Claro, Ederaldo Silva Leandro, o município já tentou trazer o Hemominas para aproximar a população da instituição, principalmente para aqueles que nunca doaram sangue.

“Esse mutirão vai ser para facilitar a doação de sangue para quem não sabe o funcionamento do Hemominas. A previsão é coletar o sangue de 60 pessoas e estamos procurando, principalmente, sangue com RH negativo, por ser o que está mais em falta no banco de dados”, disse.

“Nós teremos um funcionário responsável na cidade para levar as pessoas para doar sangue em Passos quando tem as campanhas. Com esse mutirão teremos além de aproximar a população na campanha, nós pretendemos realizar mais projetos e conseguir mais doadores”, comentou.

Segundo o secretário, uma equipe de dez profissionais do município e 20 pessoas do Hemominas de Passos vão auxiliar no mutirão. Após a coleta do sangue, as bolsas serão levadas para o banco central em Poços de Caldas.

Para um dos organizadores do mutirão, Paulo Marcelo Silva, essa iniciativa é muito importante para o município. “Nossa cidade usa e precisa do sangue doado, apesar de ser uma cidade relativamente pequena. Estou muito ansioso com o mutirão. Quando estive como vereador entre 2017 a 2020, essa era minha meta”, disse.

“Várias vezes oficiei o chefe do Hemominas até que, no ano passado, recebi a notícia de que o projeto aconteceria no Carmo. Temos que ter consciência de que sangue é vida e a juventude está perdendo o hábito de fazer o bem. O ciclo de pessoas mais velhas está fechando e precisamos dos jovens”, ressaltou.

Segundo o organizador, que também é coordenador do grupo “Amigos do Bem” e organiza o transporte dos doadores de Carmo do Rio Claro a Passos.

“As vagas foram abertas no último domingo, 30, e no dia seguinte já haviam esgotado as vagas. Nós conversamos com o Hemominas e foram liberadas mais dez vagas, que também já foram preenchidas”, comentou.

Minas Gerais

Segundo os dados divulgados pela Fundação Hemominas, os tipos O+, O-, A+, A- e B- estão com estoque em estado crítico. Enquanto que, os tipos B+ e AB estão em caso de alerta. Para ser doador de sangue o interessado precisa ter entre 16 e 69 anos, estar com a saúde boa e pesar acima de 50 kg.

Sair da versão mobile