Destaques Geral

Hemominas abre uma vaga para médico em Passos

28 de outubro de 2024

Um dos médicos da unidade de Passos pediu exoneração do cargo / Foto: Reprodução

Ézio Santos

PASSOS – A Fundação Hemominas lançou na última quinta-feira, 24, o edital para o preenchimento de 17 vagas para médicos e cadastro reserva em regime de contratação temporária, abrangendo diversas categorias profissionais e localidades no estado. As inscrições podem ser realizadas até 31 de outubro. Para o Hemonúcleo de Passos, há uma vaga para clínico, nível III, grau A, na área de Hematologia e Hemoterapia.

A Fundação espera que o máximo de interessados se candidatem às vagas oferecidas e passem a integrar o quadro de profissionais. Há meses, um dos médicos da unidade passense solicitou a exoneração do cargo.

Segundo a Hemominas, a falta desses profissionais na área da saúde é uma realidade histórica e há uma demanda real como a maioria dos serviços de saúde. A Fundação busca parceria com os municípios, tentando equacionar essa questão, mas é uma dificuldade sanar a ocupação de vagas de servidores nessa área.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde não dispõe de médicos para ocupar as três vagas que rezam no contrato de cessão no Hemonúcleo de Passos.

Segundo o órgão, “embora a dificuldade de um quadro de profissionais robusto comprometa a ampliação do atendimento nas unidades, uma vez que é essencial aos serviços a presença de um médico para realização do processo de doação, temos sempre envidado esforços e minimizando quaisquer dificuldades no atendimento à população. A instituição e nossas equipes se empenham o máximo possível com o intuito de manter os estoques de sangue em níveis seguros, contando sempre com a solidariedade dos doadores”.

 

App

Desde o início deste mês, foi disponibilizada no MG App uma área exclusiva para o doador de sangue criada pelo governo de Minas sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).  A nova funcionalidade tem como objetivo incentivar a doação de sangue, reunindo em uma página no aplicativo as informações sobre os doadores e candidatos à doação.

Contém informações como nome completo, CPF, data de nascimento, telefone, e-mail, tipo sanguíneo, situação do doador (apto ou não), sexo, telefone e o CEP. Permite também que os usuários acompanhem seu histórico de doações e dados sobre a próxima doação de maneira simples e prática.

A direção do Hemonúcleo de Passos revelou acreditar na ampliação da quantidade de pessoas que contribuem para salvar vidas. “Sem dúvida, foi uma ótima ideia. Não tem como afirmar com números o aumento de doadores, porque atendemos com número limitado ao dia. Através da área exclusiva para o doador no aplicativo, ficou bem mais fácil o acesso em relação ao agendamento, o interessado escolhe a data que lhe convier, bem como o horário, opções encontradas também no site e por telefone”, comenta a gerente administrativa, Tânia Piantino.

“O aplicativo integra diversos serviços voltados à cidadania. Essa funcionalidade vem para reforçar a importância da solidariedade, mobilizando a população a contribuir com essa causa nobre. Ao disponibilizar um canal exclusivo e acessível, o governo de Minas espera estimular a participação dos mineiros”, afirma o diretor Central de Canais Digitais da Seplag, Damião Rocha.

Para acessar a área do doador, o cidadão deve clicar na aba Saúde e, em seguida, em Doação de Sangue. O login é feito por meio da conta Gov.Br, garantindo praticidade e segurança ao usuário.