Destaques Geral

‘Helena’ e ‘Gael’ lideram entre os nomes mais registrados em 2024

2 de janeiro de 2025

Os nomes mais escolhidos para os registros de recém-nascidos na região em 2024 foram: “Helena”, “Gael”, “Miguel”, “Cecilia” e “Davi”. / Foto: Reprodução

Carlos Renato

PASSOS – Com 77 casos, “Helena” foi o nome com mais registros nos cartórios das cidades da região em 2024. “Gael”, com 66, aparece em segundo lugar, de acordo com levantamento divulgado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

A Arpen-Brasil disponibiliza os dados por meio do Portal de Transparência do Registro Civil, informações estatísticas sobre registros de nascimentos, casamentos e óbitos, entre outros conteúdos relacionados, de todos os cartórios do país. A lista está atualizada até a data do dia 23 de dezembro.

Entre os nomes femininos, atrás de “Helena”, aparece “Cecilia” com 52 registros e “Maria Alice” com 38. Na relação de nomes masculinos, após “Gael” vem “Miguel”, com 62 registros na região no ano passado, seguido por “Davi” (45) e “Arthur” (44).

“Helena” aparece como destaque em sete munícipios da região, ficando em primeiro em quatro (Alpinópolis, Cássia, Ibiraci e Piumhi). Já “Gael” é destaque em sete cidades, aparecendo em primeiro lugar em quatro localidades (Carmo do Rio Claro, Fortaleza de Minas, Passos e São José da Barra).

Em Passos, o nome “Cecilia”, com 22 registros, ficou em primeiro lugar em 2024, desbancando “Helena”, que ficou em segundo lugar com 21 registros. A lista segue com “Alice” (18), “Gael” (16) e “Maria Cecilia” e “Heitor” com 15 registros cada.

No ano de 2023, a cidade de Passos teve como top 5 os nomes: “Maria Alice” (25 registros), “Gabriel” (21), Helena (20), Heitor (18) e Davi (16).

Em São Sebastião do Paraíso, o nome mais escolhido em 2024 foi “Miguel” com 22 registros. Em segundo lugar, aparece “Alice” com 17 escolhas. “Arthur” (12), “Helena” (11) e “Gael” (11), também tiveram destaque em número de registros no ano passado.

Já em Piumhi, o nome mais registrado “João Miguel” com oito registros, seguido por “Helena” e “Davi” com sete registros cada. Já “Miguel”, “Gabriel”, “Alice” e ‘João Lucas” empataram com seis registros.

Em 2023, o top 5 no município foi “Gabriel”, com 10 registros, seguido por “Miguel” (nove) e “João Miguel” (oito). Entre os nomes femininos “Helena” teve sete registros e “Alice” com seis.

Segundo o painel, nos municípios de São João Batista do Glória, Claraval e Doresópolis todos os nomes têm a incidência de apenas um registro em cada, sem repetição. Já Bom Jesus da Penha e Fortaleza de Minas não tiveram destaques em nomes femininos e Vargem Bonita teve dois registros com o nome “Valentina” e, nos nomes masculinos, nomes sem repetição.

Minas

Considerando todo o estado de Minas Gerais, o nome mais registrado em 2024 foi “Helena”, com 2.772 registros, seguido por “Miguel”, com 2.469 registros, “Cecilia” (2.207), “Gael” (2.074) e “Ravi” (2.036), formando o top 5.

“Helena” também foi o nome mais registrado no Brasil em 2024, sendo a 1ª vez em sete anos que um nome feminino lidera a lista. De acordo com o levantamento, 22.533 recém-nascidas receberam o nome em todo o país.