Ícone do site Folhadamanha

Helena Amaral vai fazer intercâmbio cultural em Moçambique

Rafael Marcon

PASSOS – A atriz Helena Amaral, de Passos, vai realizar um intercâmbio cultural com apresentações, oficinas e palestras em Moçambique, na África. Ela deve viajar no dia 15 de abril e a previsão é ficar dois meses no continente africano. O retorno está previsto para dia 10 de junho. De acordo com a atriz, o objetivo é expandir fronteiras culturais, levar o cenário artístico passense para fora do país e trocar experiências.

“Quero mostrar o quão grande é o cenário artístico passense. Vou fazer uma troca de conhecimentos, da mesma forma que levarei experiências eu também trarei. Estarei em contato direto com o ator Matheus Nhamuche, que está coordenando oficinas e performances lá, onde estudarei a voz e o corpo nas técnicas deles. O maior objetivo é poder trazer conteúdo para ser aplicado aqui, e também aplicar conteúdos lá”, disse Helena.

“O teatro é o carro que me conduz nessa viagem. Foi através do teatro que me inscrevi para uma agenda cultural em Maputo, capital de Moçambique, para o ano de 2023 e poderei estar vivenciando tudo isso! Minha expectativa é tentar ser uma boa representante para a classe dos artistas, para a cidade de Passos e para o meu país”, afirmou.

Segundo Helena, a viagem será um reforço e incentivo para a cultura africana, que já está em expansão no município. “Eu quero muito trazer um pouco da cultura do meu povo para o meu país, poder entender melhor a minha existência e colocar em prática tudo de bom que me for ofertado lá. Não podemos esquecer que, hoje, Passos tem a Feira Afro coordenada pelo Reinaldo Alves, para nos representar, o que mostra que nosso povo está a fim de fazer a diferença, que queremos ocupar espaço no cenário cultural de Passos”, disse.

A atriz deve levar atrações culturais de Passos para a capital moçambicana. Entre elas, o teatro de Lambe Lambe, original do Brasil, criado na Bahia nos anos 80, dois textos da escritora Cleise Soares, “Florbela” e “A Mulher de Ouro Preto”, que serão dramatizados por Helena, e, diretamente da Associação de Escritores de Passos e Região, a oficina “Utilização da Emoção na Escrita” e o monólogo “A Mais Forte”, de August Stridmberg.

Além dessas atrações, a atriz ainda apresentará o solo de dança “Expressão Corporal”, baseado na pesquisa do Teatro do Oprimido, onde ela conta mostra a vivência dos catadores de material reciclável e a busca por empoderamento. A apresentação foi preparada por professores da Escola Passos de Dança. Segundo Helena, a agenda com datas e horários das atrações será divulgada em breve. O projeto conta com alguns patrocinadores e apoiadores, sendo a loja de floricultura artesanal Artipê, a Escola Passos de Dança, o Hexa Centro Acadêmico e a loja de moda sustentável Bonechapp – Rodrigo Simião.

Sair da versão mobile