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Heineken prevê impactos na saúde e no tráfego e propõe atuação junto a prefeituras

PASSOS – No projeto de instalação aprovado nesta quinta-feira, a Heineken deve prever ambulatório para pequenos atendimentos como forma de minimizar impactos na rede de saúde do município. Segundo a empresa, os estudos indicam que a estrutura de saúde do município está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Por isso, sugere-se que a empresa atue junto à Prefeitura Municipal e outras entidades oficiais para ampliar os serviços básicos necessários ao aporte de pessoal. Para reduzir o impacto sobre o serviço de transporte, a empresa deverá organizar mecanismos de transporte de trabalhadores entre os municípios envolvidos e a localização do empreendimento. O impacto foi classificado como negativo, indireto, local, médio prazo, temporário, reversível e de magnitude e importância média.

Arrecadação

A empresa prevê investimento de R$2,5 bilhões na unidade de Passos. Com isso, tanto o empreendedor como seus fornecedores e respectivos empregados gerarão receitas tributárias nos níveis municipal, estadual e federal. Esse efeito ainda tem consequências secundárias na cadeia de serviços e comércio local. O aumento de arrecadação poderá se reverter em melhoria da infraestrutura básica para atendimento das necessidades sociais do município. O impacto foi classificado como positivo, direto e indireto, local e regional, certo, imediato, reversível, de alta magnitude e de grande importância. Para potencialização do impacto, o empreendedor propôs o Programa de Desenvolvimento das Potencialidades Comerciais Locais.

Existe um momento bastante crítico na etapa de desativação das obras, quando haverá redução do número de postos de trabalho, com desmobilização da mão de obra temporária. Conforme os estudos, a conclusão das obras de implantação do empreendimento representará o desligamento da mão de obra temporariamente contratada.

Os trabalhadores não residentes na região deverão, gradativamente, regressar aos seus locais de origem. A supressão das demandas por bens e serviços representará a retração da renda anteriormente produzida, com o fechamento ou diminuição de capital de algumas empresas prestadoras de serviços.

Como medidas de mitigação, a empresa se compromete a monitorar as desmobilizações dos hotéis e imóveis de aluguel para garantir que, no mínimo, todos os trabalhadores contratados de outras localidades tenham direito ao transporte de retorno ao local de origem.

Além disso, pretende incentivar a permanência de alguns trabalhadores e empresas durante a etapa de operação. É fundamental que haja previsibilidade desse impacto, com comunicação clara e planejamento junto às empresas e aos funcionários, de forma a minimizar os impactos sobre as vidas das pessoas.

Para a operação da fábrica, é esperado um aumento do tráfego de veículos leves e pesados, na seguinte proporção por dia: 30 caminhões tipo Vanderleia; 420 Caminhão/carreta 6 eixos; 10 Ônibus (funcionários), totalizando 460 veículos por dia. Como medida mitigadora, o empreendedor propõe a implantação do Programa de Gerenciamento de Tráfego, que permitirá controle sobre as operações de chegada e saída de veículos da fábrica, minimizando os impactos no tráfego local.

A empresa também deve adotar um programa de gerenciamento de tráfego, que foi proposto com o objetivo de controlar a chegada e saída de veículos da indústria de forma a minimizar os impactos no tráfego local. Como ações propõe controle das operações de entrada e saída, campanhas educação no trânsito e sinalização preventiva, treinamento de motoristas, propor diretrizes para transporte de matérias prima e insumos. Será direcionado a todos os colaborares do empreendimento e usuários das vias internas e será executado ao longo da operação da unidade.

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