PASSOS – A Heineken está implementando o “Programa de Desenvolvimento das Potencialidades” para a fábrica em Passos, que engloba São João Batista do Glória e outros municípios em um projeto de desenvolvimento econômico da região.
“A premissa básica dele vai ser identificar e priorizar fornecedores de produtos e serviços locais, tanto na fase de construção da cervejaria, quanto por toda a vida útil do empreendimento. Trata-se de mais uma iniciativa que reforça nosso compromisso com o estado de Minas Gerais e que está pautada por nossos valores de respeito e cuidado – garantindo que as comunidades onde estamos inseridos irão prosperar junto conosco”, afirma Sanção Lamas, diretor de Projetos do Grupo Heineken.
Segundo ele, a unidade de Passos foi projetada para ser a mais sustentável do grupo no Brasil, com respeito ao meio ambiente e à comunidade local e programa de desenvolvimento é parte deste objetivo.
“O programa já está em andamento. Nós criamos um espaço de cadastro para empresas locais e montamos um banco de dados com os contatos, os quais estamos acionando, conforme as necessidades de contratação surgem. A nossa área de compras analisa minuciosamente critérios como capacidade de fornecimento, qualidade dos produtos ou serviços fornecidos, cuidados com a saúde e segurança dos colaboradores, compromisso com a sustentabilidade, gestão de riscos, entre outros”, disse.
Lamas também afirma que prefeituras de municípios da região estão contribuindo para dar visibilidade ao programa e que as oportunidades cheguem aos principais interessados. “Os públicos-alvo são as empresas locais e as organizações associativas do setor comercial e, ao contarmos com a força e os canais oficiais de comunicação do poder público, garantimos o fácil acesso às informações sobre o espaço de cadastro, transparência e credibilidade ao programa”, relata.
O programa foi iniciado em 2021, com a abertura do canal “Seja um fornecedor do Grupo Heineken” no site (www.heinekenbrasil.com.br/contato). Os cadastros são avaliados pela área de compras da empresa e os contatos com os potenciais fornecedores são realizados diretamente pelo grupo, conforme seleção e evolução da implantação da nova unidade.
Segundo representante do grupo, o município de Passos foi selecionado para receber a nova unidade após meses de intenso estudo para a escolha. “Essa será a unidade produtiva mais sustentável de nossa operação no Brasil até agora e a primeira a ser pensada e construída do zero pelo Grupo Heineken. Estamos confiantes em relação aos impactos positivos que buscamos gerar para a região, incluindo empregar diretamente 350 pessoas e, indiretamente, outras 11 mil”, disse.
Ainda segundo o representante da empresa, o empreendimento será construído com processos e equipamentos modernos e eficientes, em linha com os compromissos e metas de ESG estabelecidos nos últimos anos. No pilar ambiental, a nova operação será 100% abastecida por fontes de energia renovável, irá entregar mais eficiência hídrica – o que será feito por meio de tecnologias mais avançadas, que colaboram com a redução do consumo de água, e da construção do sistema de abastecimento, que permitirá a ampliação da infraestrutura de disponibilidade e captação de água existente também para a comunidade local.