Ícone do site Folhadamanha

Guardinha celebra Senhor Bom Jesus com missas, shows e caminhada

Foto:Divulgação.

Luciene Garcia

S. S. PARAÍSO – Milhares de devotos do senhor Bom Jesus participam, neste fim de semana, no distrito da Guardinha, em São Sebastião do Paraíso, da tradicional festa em louvor ao padroeiro da comunidade.

As atrações começaram na última sexta-feira, 4, e as atividades com a parte festiva e religiosa prosseguem até o próximo domingo,6. Um dos pontos altos da festividade é a caminhada dos romeiros, que acontece na madrugada quando centenas de fiéis deixam a sede do município e seguem a pé por cerca de 20 quilômetros até o distrito.

A programação teve início no dia 1º de agosto, com a parte religiosa. Na sexta-feira foi celebrada uma missa às 19h. No sábado, 5, a missa foi às 18h. No domingo,6, grande dia do padroeiro, serão celebradas missas às 8h e também as 10h, sendo a última seguida de procissão, com a imagem do Senhor Bom Jesus.

Em relação a parte festiva na sexta-feira, 4, estava agendada a apresentação do cantor Fábio Henrique. No sábado, às 16h estava prevista a realização de uma carreata pelas ruas do distrito. No período da noite, as atrações artísticas ficaram por conta de Leo Reis, Dan Fernando, além de Rafael Morais e Banda. No domingo, 6, os shows serão à tarde, com Thiago & Eduardo e Banda e, em seguida, Verônica Tozzi. Os shows acontecem no salão paroquial.

Ainda no domingo, à tarde, haverá o leilão de gado. Durante os dias de festa estará em funcionamento serviço social, com bar completo e show de prêmios. Na praça central haverá barracas com diversos produtos.

Caminhada

Como ocorre tradicionalmente há mais de 60 anos na madrugada de domingo,6, acontece a caminhada dos romeiros em louvor ao Senhor Bom Jesus. Centenas de populares saem da sede do município em São Sebastião do Paraíso e vão até ao distrito. Muitos fazem promessas, outros vão para agradecer. Há também quem faz o percurso de maneira esportiva, indo correndo e de bicicleta. A concentração acontece na Praça da Saudade (Cemitério) e saída às 4h seguindo pela estrada de terra, via Sapé.

A caminhada reúne pessoas de várias idades e envolve gerações entre familiares e amigos. Em 2020 e 2021, não foi realizada a festa e consequentemente, a romaria. O evento voltou a ocorrer ano passado. Neste ano em função do dia principal ocorrer no domingo,6, coincidindo com data da caminhada, a expectativa é de que um grande número de fiéis participe do movimento. “Treinamos bastante e estamos preparados, vamos em grupo de uns 15 a 20 pessoas pelo menos”, conta a romeira Maria Luciana Fonseca, 36.

Embora a maioria dos participantes saiam por volta de 4h da madrugada, algumas pessoas principalmente as de mais idades acabam saindo mais cedo. Há quem deixe suas casas por volta de meia noite e faz o percurso em passos lentos. “Cada um tem um ritmo, todos vão na mesma fé, todos chegam”, explica José Luciano Pereira, 58 anos e disse que já perdeu a conta de quantas vezes já fez a caminhada, mas aponta que por mais de 10 anos é fiel no percurso rumo ao distrito.

Caminhada dos romeiros rumo à festa religiosa./ Foto: Divulgação.

Sair da versão mobile