Ícone do site Folhadamanha

Guapé declara emergência após queda de 81% na captação de água

Autarquia deve adquirir materiais para uma nova rede de bombeamento, com o objetivo de minimizar os efeitos da escassez de água na represa de Furnas e no córrego Alazão./ FOTO: Reprodução

Carlos Renato

GUAPÉ – A Prefeitura de Guapé declarou situação de emergência na captação de água para abastecimento da população após queda de 81,67% na vazão do Córrego Alazão.

O decreto nº 236/2024 foi assinado na semana passada pelo prefeito interino, Evandro Antônio de Oliveira.

De acordo com o documento, a medida tem como objetivo amenizar os efeitos da seca que atinge o município e a região, que implicou na queda da vazão de água da captação no córrego, de cerca de 30 litros por segundo para menos de 5,5 litros por segundo.

O decreto considera ainda a captação de água que também é feita na represa de Furnas, que é acionada em período de estiagem para suprir a redução da vazão.

A prefeitura informa que a redução em ambas as captações está gerando desabastecimento nas regiões mais altas da cidade e, eventualmente, até nas partes baixas, quando a demanda é intensa.

Segundo o prefeito Evandro Antônio de Oliveira, o decreto autorizou a mobilização dos órgãos municipais para atuarem, sob a coordenação do Saae, nas ações de resposta à situação de emergência, com possibilidade de dispensa em licitação para não ocasionar prejuízo ou comprometer a continuidade dos serviços públicos ou a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Guapé alerta que quedas constantes de energia e a diminuição da vazão na represa têm atrapalhado o bombeamento de água que chega na estação de tratamento.

“Além da queda da vazão do córrego, a captação de água feita na represa está operando no limite, com 25,1 litros por segundo, totalizando uma captação de apenas 30,6 litros por segundo no município, somando com os 5,5 do Alazão”, ressalta a autarquia.

De acordo com o Saae, a cidade necessita de 43 litros por segundo, reforçando que atualmente não há água suficiente chegando nos reservatórios.

O Saae, por meio do decreto, deve adquirir um transformador de 150 KVA e outros materiais para uma nova rede de bombeamento. “A autorização dos proprietários dos imóveis para a passagem da nova rede já foi obtida”, destacou.

A autarquia pede para que a população economize água e evite lavar calçadas e veículos, além de verificar torneiras pingando, entre outras formas de desperdício.

O Saae de Guapé informa ainda que o cidadão que encontrar vazamento nas vias públicas deve entrar em contato pelos telefones (35) 3866-1366, de segunda a sexta-feira, ou (35) 3856-1290 pelo plantão 24h.

Sair da versão mobile