18 de maio de 2023
O projeto teve início no mês de maio./ Foto: Divulgação.
Débora Meira
S. S. PARAÍSO – O Grupo de Estimulação Cognitiva para Idosos iniciou na última quarta-feira, 16, atividades na Equipe Multiprofissional da Atenção Primária (Emap) com foco no declínio cognitivo pós covid, no bairro Vila Santa Maria, em São Sebastião do Paraíso. O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas da terceira idade, com atividades para estimular e trabalhar a atenção.
De acordo com a terapeuta ocupacional e responsável pelo projeto, Simone de Paula Pessoni, a ideia para o grupo surgiu por causa da grande demanda de idosos que estavam passando por atendimento individual na Emap. “Sabendo da importância da estimulação cognitiva cerebral para melhorar a qualidade de vida destas pessoas, nós criamos o grupo. É importante porque visa a melhora da qualidade de vida nos aspectos cognitivos, emocionais e sociais”, disse.
“Nós iniciamos o projeto, no início do mês, com quatro idosos com declínio cognitivo, e agora iniciamos um outro grupo de estimulação cognitiva para pacientes que apresentaram declínio cognitivo pós covid. Este segundo teve início com sete pacientes”, comentou.
A terapeuta destacou que são realizadas várias atividades com foco em concentração, memória, raciocínio, criatividade, coordenação motora, além disso, o grupo também trabalha outras questões, como interação e socialização dos idosos.
“Para participar do grupo, primeiro é necessário ir até a Unidade de Saúde da Família (USF) que está cadastrada, passar por consulta médica e, se necessário, realizar o encaminhamento para o serviço de terapia ocupacional. Após serem tirados com o teste de rastreio cognitivo, os idosos são encaminhados para o grupo de estimulação, para trabalhar os aspectos cerebrais, emocionais e sociais”, explicou.
Segundo a terapeuta, a estimulação cognitiva é muito importante para o cérebro e, sabendo disso, é necessário realizar essas atividades com a terceira idade. “Tanto o Grupo de Estimulação Cognitiva para Idosos, quanto o Grupo de Estimulação Cognitiva pós Covid, tem a finalidade de melhorar os aspectos cerebrais e qualidade de vida, além da interação e socialização dos pacientes”, comentou.