24 de setembro de 2024
Evento foi realizado na Universidade Federal de São Carlos./ Foto: Reprodução
PASSOS – As professoras do curso de Letras da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em Passos Michelle Lopes e Bruna Toso participaram da sétima edição do Colóquio Internacional de Análise do Discurso (Ciad), realizada nos dias 18, 19 e 20 deste mês.
O evento ocorre a cada dois anos e é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e pelo Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (UFScar). Neste ano, o colóquio teve como tema “Discurso, Afetos e Sensibilidade”.
As estudantes Priscila de Souza Gonçalves, do 6° período de Letras, e Samara Aparecida Pereira, egressa de Letras e aluna do 8º período de Jornalismo, também participaram do evento.
As professoras e estudantes marcaram presença no colóquio representando o Grupo de Pesquisa “Discurso, Mulher e Mídias” (Dismumi). Criado em 2015, o grupo tem como líder a docente Michelle, que também é coordenadora de pesquisa na unidade Passos. A professora Bruna desempenha o papel de vice-líder e atua como coordenadora do curso de Letras.
“O Ciad promove a participação dos grupos de pesquisa em Análise do discurso, vindos de todo Brasil e do exterior, além de ofertar conferências e mesas-redondas com especialistas nacionais e estrangeiros”, afirma Michelle.
Bruna Toso realizou a apresentação como bolsista de produtividade em pesquisa, no Edital PQ 10/2022. As alunas apresentaram as pesquisas desenvolvidas sob orientação das duas professoras. Após as apresentações, elas participaram das discussões sobre os temas apresentados. A professora Michelle Lopes fez a apresentação geral do grupo e das linhas de pesquisa.
“Além da apresentação do grupo Dismumi, as professoras e as alunas também puderam assistir à conferência de abertura ministrada pelas professoras Isabelle Lacoue-Labarthe (Sciences Po – Toulouse) e Marlène Coulomb-Gully (Université de Toulouse Jean Jaurès)”, destaca a líder do grupo.
O Dismumi tem como objetivos observar, discutir e analisar a espessura histórica dos discursos que perpassam a mulher na contemporaneidade. A professora Michelle também se apresentou como membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos do Discurso, da UFSCar, onde compartilhou a sua pesquisa desenvolvida no Pós-Doc, também realizado na UFSCar.