O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), participou da entrega de 90 kits de apicultura, realizada na quarta-feira, 25, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho. A ação visa o incremento da produtividade apícola estadual e a promoção da segurança alimentar.
Os conjuntos são compostos por dez colmeias completas (melgueira, ninho, tampa, fundo e quadros), dez suportes, um fumigador, dois macacões, dois pares de botas de PVC, dois pares de luvas, um formão, um garfo desoperculador, uma carretilha e dez quilos de cera de abelha. Foram beneficiados, com um kit cada, 90 agricultores familiares, de 32 municípios das regiões Sul, Sudoeste e Oeste de Minas.
Os recursos para a compra dos equipamentos são provenientes de emenda parlamentar, no valor de mais de R$ 489 mil, além de contrapartida do Governo do Estado, via Programa de Apoio às Cadeias Produtivas, de aproximadamente R$ 10 mil.
Os investimentos foram formalizados, ainda, por convênio firmado junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Incentivo à produção
De acordo com o subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural Sustentável da Seapa, Ricardo Peres Demicheli, o objetivo do Programa de Apoio às Cadeias Produtivas é o aumento da eficiência da produção agropecuária mineira, por meio do uso de novas tecnologias. Os resultados esperados são o desenvolvimento e o fortalecimento da economia no campo.
“Alimentação, manejo e material genético, em toda produção agropecuária, são os pilares para uma boa produtividade. Por isso, é muito importante entregar esses equipamentos e, também, a capacitação dos produtores pela Emater, a nossa assistência técnica que acompanha de perto quem produz, constantemente”, afirmou Demicheli.
Para o apicultor Artus Nicolau da Silva, de Cabo Verde, no Sudoeste de Minas, o recebimento do kit é mais um incentivo para se dedicar à atividade. O empreendimento familiar do produtor rural está em fase de expansão do apiário, que atualmente conta com dez colônias.
“A gente começou a atuar com apicultura há cinco meses e vai nos ajudar muito, isso nos estimula a querer crescer. Algumas coisas são caras para você que está começando. Estamos trabalhando eu, meu cunhado e meu primo. Por mais que a gente junte os recursos, ainda acaba ficando um pouco difícil adquirir alguns materiais”, disse Silva.
Apicultura em Minas
A apicultura está presente em todas as regiões de Minas. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) atende a cerca de 11,7 mil produtores na atividade, em 401 municípios mineiros. Em 2022, a cadeia apícola gerou mais de 47 mil empregos diretos e indiretos no estado, conforme estimativas da empresa pública.