Destaques Geral

Governo e Secult lançam 3ª edição do programa Minas Santa

20 de março de 2025

PROGRAMAÇÃO INCLUI AÇÕES NOS 853 MUNICÍPIOS DO ESTADO DURANTE A SEMANA SANTA, COMO FOLIA DAS ALMAS DA CANASTRA, EM DELFINÓPOLIS / Foto: Reprodução

BELO HORIZONTE – O governo de Minas e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) lançaram, nesta quarta-feira, 19, a terceira edição do Minas Santa, programa com roteiros sobre a Semana Santa.

O lançamento foi realizado no Museu Mineiro. Segundo o vice-governador, Mateus Simões, o programa é importante para o turismo por impulsionar a economia a partir dos roteiros de fé, sendo alguns deles expressões centenárias da cultura mineira.

O Minas Santa apresenta ações que abrangem os 853 municípios e mais de mil distritos, que inclui celebrações católicas, procissões e encenações da Paixão de Cristo, passando pela arte e música gospel, até as expressões culturais afro-mineiras, como a Feitura do Cordão de São Francisco do Quilombo Pena Branca, em São Francisco, no Vale do Jequitinhonha, que acontece há mais de 60 anos.

“São 550 mil visitantes sendo esperados na Semana Santa e R$ 5,5 bilhões circulando na economia do turismo religioso. A Semana Santa é o nosso período de maior atração de visitantes de fora, bate todos os recordes de outros períodos do ano em Minas Gerais. O que nós temos feito é organizar o estado para que isso possa se potencializar. Temos seis rotas turísticas bem organizadas para poder dar suporte para esse momento”, disse o vice-governador.

“A nossa expectativa é que a gente tenha não só o turismo religioso convencional, como procissões, vias sacras e apresentações gospel, mas também o turismo de contemplação, de natureza, a experiência da cozinha mineira em todo o estado. Estamos falando de 700 atrações já cadastradas para o Minas Santa deste ano”, aponta Simões.

“Minas é a alma do Brasil e revela essa alma em suas festas, sua arte, sua fé e suas paisagens. O Minas Santa é um convite para viver essa experiência. Nosso estado está preparado para receber todos com hospitalidade e beleza. É a fé que move, a arte que inspira e a natureza que acolhe. Um programa feito para o mineiro, para o brasileiro e para o mundo”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

                Programação

O Minas Santa 2025 terá programação em todo o estado até o Dia da Inconfidência, 21 de abril. As ações incluem procissões, feitura de tapetes devocionais e cordões, shows, visitas a igrejas e museus, além de eventos como o seminário Bens Culturais e Turismo da Fé (9 e 10 de abril, em Mariana), a apresentação “Ritos da Fé Mineira – Paixão em Cena” (18 de abril, em Belo Horizonte) e o musical “Cante Comigo: Lázaros” (19 de abril em Belo Horizonte).

A Procissão da Guarda Romana, em Diamantina, a Encomendação das Almas, em Manga, e a tradicional Folia das Almas da Canastra, em Delfinópolis, também estão no roteiro. O cadastro das Celebrações e Ritos da Quaresma e Semana Santa, organizado pelo Iepha-MG, já conta com 679 manifestações até o momento. Todos os detalhes da programação serão disponibilizados no site www.minasgerais.com.br.

Rotas de turismo e fé

Além das celebrações religiosas, o Minas Santa convida os visitantes a percorrerem rotas turísticas que integram fé, arte, cozinha mineira, natureza e cultura, como os santuários e os caminhos de peregrinação em Caeté, Congonhas, Mariana, Tiradentes e São João del-Rei. Na Rota das Artes, que abrange Belo Horizonte, Brumadinho (Inhotim), Ouro Preto e Sabará, museus e ateliês revelam a riqueza artística mineira.

As regiões produtoras do Queijo Minas Artesanal, cujos Modos de Fazer foram reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, como Canastra, Serro e Campo das Vertentes, atraem turistas de todo o país. Experiências nos territórios dos cafés e dos vinhos mineiros, nas regiões do Sul de Minas, do Cerrado Mineiro e do Campo das Vertentes, também chamam atenção dos visitantes. Outros destinos imperdíveis são a Cordilheira do Espinhaço, São Thomé das Letras e Mantiqueira de Minas, no Sul do estado; Delfinópolis, com as Cachoeiras da Canastra, na Zona da Mata; e o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no Norte de Minas, com suas cavernas imensas, arte rupestre milenar e paisagens sagradas.

Minas Santa em números

Em 2024, cerca de 500 mil pessoas visitaram Minas Gerais durante a Semana Santa. O turismo religioso, ao longo de todo o ano, movimenta aproximadamente R$ 5 bilhões no estado, sendo um dos principais vetores de geração de emprego, renda e desenvolvimento. Em nível internacional, Minas atraiu turistas de diversos países em 2024, com o Chile se destacando como a principal origem dos visitantes estrangeiros.

Realização e parcerias

O Minas Santa é promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secult-MG, do Iepha-MG, da Fundação Clóvis Salgado e da Faop, com apoio da Cemig, Federação dos Circuitos Turísticos (Fecitur), Associação Mineira de Municípios (AMM), da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. As ações do Minas Santa também integram o Ano Mineiro das Artes (AMA).