24 de abril de 2023
Foto: Divulgação.
BELO HORIZONTE – A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) divulgou, na última quarta-feira, 19, o edital de concessão do lote 3 – Varginha-Furnas – e prevê para o dia 25 de maio o leilão na Bolsa de Valores, em São Paulo.
Segundo informações da Seinfra, o edital traz respostas aos mais de 300 pedidos de esclarecimentos formais recebidos pelo Estado. De acordo com a secretaria, o grande volume de manifestações demonstra o grande interesse do mercado e da própria sociedade civil pelo projeto.
Com um total de 432,8 quilômetros, as vias estão localizadas entre São Sebastião do Paraíso e Três Corações, contemplando 22 municípios. O leilão permanece agendado para 25 de maio de 2023, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo.
O lote demandará investimentos estimados em R$ 2,6 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, sendo R$ 1,3 bilhão nos oito primeiros anos, incluindo trechos de duplicação e de terceiras faixas. A expectativa é que os recursos ampliem a segurança e o conforto nas vias, com a inclusão de serviços para os usuários, como socorro mecânico, atendimento médico, combate a incêndios e apreensão de animais.
O vencedor do leilão deverá realizar a duplicação de trecho de aproximadamente 8 km da MGC-491, entre Varginha e Três Corações, a implantação de cerca de 30 km de faixas adicionais e de 236 km de acostamentos, além da execução de diversos dispositivos nas interseções rodoviárias. A concessionária também ficará responsável pelos serviços de operação ao usuário com atendimento médico de emergência, guincho e apreensão de animais, além da manutenção e conservação dos trechos ao longo dos 30 anos de contrato.
Vale destacar que a concessionária deverá realizar inventário de emissões de gases de efeito estufa anualmente com metas voluntárias de redução de emissões. Também será desenvolvido plano de implantação de estruturas para gestão de recursos naturais e eficiência energética e análise de risco de desastres naturais e mudanças climáticas.