Rafael Marcon
ALPINÓPOLIS – O Governo de Minas aprovou o projeto para construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Porte 1 em Alpinópolis. O investimento estadual pode chegar a R$ 2 milhões, que ainda deve contar com uma contrapartida do município.
Segundo a Prefeitura de Alpinópolis, a obra deve ter início ainda neste ano e funcionamento em 2024 e a construção deverá ter uma área de cerca de 700 m².
De acordo com o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, o projeto é necessário no município que ainda não conta com uma UPA. “Essa é uma demanda recorrente de Alpinópolis. Atualmente contamos com o serviço do Pronto Atendimento oferecido pela Santa Casa de Misericórdia de Alpinópolis. O Município compra esse serviço e coloca à disposição da sociedade, porém, a administração fica a cargo da diretoria do hospital, não cabendo a prefeitura a gestão direta dos atendimentos”, afirmou.
“É importante destacar que essa é uma grande vitória do governo municipal, visto que, são poucos os municípios do porte de Alpinópolis que possuem uma UPA. Com a instalação da UPA, o município contará com um serviço próprio de urgência e emergência 24 horas por dia, atendendo à população com a qualidade e o profissionalismo de uma equipe especializada em atendimento UPA”, disse.
Segundo ele, ainda será feito estudos para informar a quantidade de profissionais que serão contratados. “Ainda não tenho os dados precisos. Mas já estamos fazendo os levantamentos necessários. O que posso afirmar é que serão oferecidos todos os serviços necessários para o bom funcionamento da UPA, conforme as exigências do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde”, disse o prefeito.
“Sabemos que no serviço público tudo é burocrático. Com isso, leva mais tempo para as coisas acontecerem. Mas estamos empenhados em resolver toda a parte documental exigida para que, até 2024, essa UPA esteja devidamente inaugurada e em pleno funcionamento”, ressaltou.
A UPA será de Porte 1 devido a área de abrangência do município, que conta com aproximadamente 20 mil habitantes.