Ícone do site Folhadamanha

Governo agenda nova reunião nesta segunda-feira para tratar da greve

Também nesta segunda-feira ocorrerá uma manifestação em Brasília por parte dos sindicatos / Foto: Reprodução

PASSOS – Apesar da ameaça do Governo Federal de encerrar as negociações com os sindicatos que representam os professores das universidades e dos institutos federais, uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda-feira, 3, para retomada das negociações com a categoria.

O Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) celebrou a nova agenda com o governo. “A vitória de hoje não foi pequena: o governo recuou do que seria uma cerimônia de assinatura organizada e agendou uma reunião para segunda-feira (03/06). Ainda que afirmem previamente que não vão ceder, eles já cederam ao agendar a nova rodada”, afirmou a entidade em uma nota em seu site.

Acordo anulado

No dia 27 de maio, a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes), aceitou acordo proposto pelo governo Lula, que prevê reajuste salarial de 12,5%, sendo 9% em 2025 e 3,5% em 2026 para a categoria.

A decisão provocou oposição no Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), que exige reajuste salarial de 7,06% ainda para este ano, além dos previstos em 2025 e 2026. Contudo, na última quarta-feira, 29, a Justiça Federal do Sergipe anulou o acordo assinado entre Proifes e governo.

A ação foi movida pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Sergipe (Adufs), um dos braços do Andes e outra parte interessada na reestruturação da carreira. Um dos argumentos apresentados pela associação é que a Proifes não teria legitimidade para firmar um acordo com o Ministério da Gestão e Inovação, pois, não possuiria registro legal de representação.

Manifestação

Também nesta segunda-feira, 3, ocorrerá uma manifestação em Brasília por parte dos sindicatos grevistas como forma de mobilização. Segundo informações do Andes, também será feito um “twitaço”, que consiste na publicação da #LulaNegociaJá na rede social X (antigo Twitter) por membros e apoiadores da greve.

Sair da versão mobile