Ícone do site Folhadamanha

Gontijo assume linhas de ônibus entre a região e BH

Gontijo assume linha da Gardênia e faz o transporte de passageiros entre Paraíso e a capital / Foto: Adriano Rosa

S. S. PARAÍSO – A Viação Gontijo assumiu, temporariamente, as linhas de ônibus entre Belo Horizonte e Passos, São Sebastião do Paraíso e Cássia. A medida foi tomada após suspensão da operação de 11 linhas no Sul de Minas que eram feitas pela Viação Gardênia.

As fiscalizações nas linhas da Gardênia foram feitas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) na Operação Ponto Final, realizada entre os dias 10 e 12 de abril e também na última terça-feira, 30.

Segundo a Seinfra, a operação foi desencadeada após reclamações de usuários sobre a conservação de ônibus e também atrasos nas partidas.

Em alguns trechos, a operação da Gardênia já estava suspensa desde o dia 16 do mês passado.

Em São Sebastião do Paraíso, a Gontijo oferece o transporte para Belo Horizonte desde a última segunda-feira, 29.

Segundo a Seinfra, a situação da empresa piorou depois da fiscalização ocorrida na terça-feira, quando mais três ônibus foram flagrados em condições inadequadas para o transporte de passageiros e foram autuados. Os problemas dos veículos incluem falta de conforto e segurança, e descumprimento de quadros de horários.

Além das três cidades na região, a suspensão das operações da Gardênia também atinge os municípios de Guaxupé, Poços de Caldas, Itajubá, Varginha, Pouso Alegre e São Lourenço. Nessas localidades, o transporte para Belo Horizonte também está sendo feito pela Gontijo. A empresa SC Minas Transportes está atuando em alguns trechos a partir de Pouso Alegre e Cambuí.

Em Paraíso, a Gardênia chegou a utilizar ônibus da empresa Wale Way na linha para a capital substituindo seus veículos que estavam em manutenção. Agora os passageiros podem utilizar o ônibus da Gontijo a partir das 10h15, saindo do Terminal Rodoviário Ângelo Scavazza, com destino a Belo Horizonte. Da capital até Paraíso o retorno é feito em outro ônibus a partir das 12h30. Os passageiros podem ainda viajar no trecho pela Viação Motta que faz o trecho entre as duas cidades na linha, que chega a Ribeirão Preto (SP) sentido Mato Grosso do Sul.

Conforme a Seinfra, se não houver a regularização da frota, a Viação Gardênia pode chegar a perder a concessão das linhas de transporte intermunicipal.

BOX

Trechos suspensos da Gardênia e empresas que assumiram as rotas

Belo Horizonte – Itajubá – Empresa Gontijo de Transportes S/A

Belo Horizonte – Cássia – Empresa Gontijo de Transportes S/A

Belo Horizonte – Poços de Caldas – Empresa Gontijo de Transportes S/A

Belo Horizonte – Passos – Empresa Gontijo de Transportes S/A

Belo Horizonte – Guaxupé (Via BR 381) – Empresa Gontijo de Transportes S/A

Belo Horizonte – São Sebastião do Paraíso – Empresa Gontijo de Transportes S/A

Itajubá – Varginha / Pouso Alegre – Varginha (ATP) – SC Minas Transportes LTDA.

Belo Horizonte – Alfenas v. Varginha -Empresa Gontijo de Transportes S/A

Lambari / Pouso Alegre – SC Minas Transportes LTDA.

Congonhal – Pouso Alegre (ATP) – Cambuí

Belo Horizonte / São Lourenço – Empresa Gontijo de Transportes S/A

Fonte: Seinfra

Sair da versão mobile