Ícone do site Folhadamanha

Glória prevê recuperar 2 toneladas de resíduos por dia com coleta seletiva

Campanha de Sensibilização Porta a Porta’ já divulga o novo serviço nas residências e comércio local / Foto: Divulgação

Carlos Renato

 

S. J. B. GLÓRIA – São João Batista do Glória implanta, a partir da próxima terça-feira, 27, a coleta seletiva no município. A expectativa é recuperar cerca de duas toneladas de material reciclável por dia.

Segundo o engenheiro geólogo e doutor em Geotecnia Eduardo Goulart Collares, a proposta do novo serviço surgiu após uma iniciativa do Fórum Lixo e Cidadania de São João Batista do Glória, que foi reestabelecido no primeiro semestre deste ano.

De acordo com ele, a coleta seletiva é uma obrigação legal do município, estabelecida pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

“Tem por objetivo melhorar as condições de trabalho e financeira dos catadores de materiais recicláveis, minimizar a quantidade de lixo a ser disposto no aterro e buscar alternativas ambientalmente corretas para o município, que já é uma referência no ecoturismo no estado de Minas Gerais”, destacou.

Conforme Eduardo, a coleta seletiva abrange toda a área urbana e será realizada às terças, quintas e sábados, exclusivamente para materiais recicláveis secos como papel, plástico, vidro, metal (ferro e cobre) e lata de alumínio.

“É importante que os materiais estejam separados, acondicionados e dispostos para a coleta no horário habitual noturno. A coleta será realizada por um caminhão específico, com identificação da coleta seletiva”, disse.

Ele ressalta que às segundas, quartas e sextas-feiras, continua sendo realizado apenas a coleta do lixo orgânico e do rejeito, por meio do caminhão compactador já utilizado no município, também no período noturno.

Participam do novo serviço de coleta de lixo no munícipio os agentes do Programa da Saúde da Família (PSF) e da Zoonoses, a Associação de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de São João Batista do Glória (Agres Glória), a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e o Grupo GM&G Ambiental, empresa responsável por coordenar a reformulação do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos e de implantar a coleta seletiva, além de diversos cidadãos que colaboram voluntariamente.

O material coletado será conduzido para a Unidade de Triagem e Compostagem (UTC) do município, que é gerida pela Agres Glória. Toda a renda da coleta seletiva será direcionada aos catadores.

Divulgação

Segundo informou o engenheiro geólogo, a coleta seletiva conta com o apoio das escolas municipais e estaduais que estão organizando o “Dia “D”, que acontece na próxima segunda-feira, 26, das 8h às 10h, na Praça da Matriz.

“Nessa data será divulgado o resultado da ‘Gincana da Coleta Seletiva’ que está sendo realizada nestas escolas, com a arrecadação de pets”, enfatizou Eduardo.

“Já estamos realizando uma campanha de sensibilização em todas as residências da área urbana do município, que chamamos de ‘Campanha de Sensibilização Porta a Porta’, com o apoio de alunos da Uemg, do PSF, da Zoonoses e das escolas municipais e estadual da cidade”, destacou.

“Além disso, estamos divulgando nas mídias sociais e nos meios de comunicação local. A partir de terça, quando inicia o serviço, o caminhão da coleta passará nas ruas anunciando e utilizando o jingle da campanha”, disse o responsável pela coleta seletiva.

Sair da versão mobile