Ícone do site Folhadamanha

Glória ganha 1º ponto de recarga gratuito para veículos elétricos

Foto: Divulgação.

S. J. B. GLÓRIA – A cidade de São João Batista do Glória acaba de ganhar o primeiro ponto de recarga gratuito para veículos elétricos, movido à energia solar. Por meio da iniciativa da rede de franquias de energia solar, foi instalado, neste mês de agosto, um carregador de 7,4 kW do modelo monofásico no Restaurante Cantinho de Minas, localizado no município.

O modelo de carregador monofásico instalado no restaurante tem tempo de carregamento total que pode variar de três a seis horas, dependendo do tipo de bateria ou modelo de cada veículo. Os carregadores são alimentados pela energia gerada nas placas solares do restaurante, também instalada pela rede de franquias.

O projeto fotovoltaico instalado no restaurante Cantinho de Minas conta com 60 painéis solares de 500 Wp de potência, totalizando 33 kWp de capacidade instalada. O sistema vai gerar uma média de 4 mil kWh/mês, o que dará, em média, uma economia de R$ 3,3 mil por mês.

“Além da economia, gerar a própria energia com um custo bem mais baixo nos proporcionou oferecer a possibilidade dos clientes abastecerem seus carros elétricos, gratuitamente, enquanto almoçam e conhecem o restaurante. Isso, realmente é um privilégio e um serviço essencial para os turistas que frequentam a região”, reforça Luiz Fabiano da Silva, mais conhecido como Barão e proprietário do restaurante Cantinho de Minas.

Elétricos em Minas Gerais

O objetivo da iniciativa é oferecer a comodidade e praticidade para que os turistas e moradores da região possam carregar gratuitamente os veículos elétricos e híbridos plug-in. Segundo dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Minas Gerais ocupa, atualmente, o segundo lugar como o estado que mais possui veículos elétricos no Brasil, somando um total de 9,5 mil unidades.

Para o sócio-fundador da rede de franquias Solarprime, Raphael Brito, Minas é um estado com grande potencial e teve uma crescente no número de carros elétricos nos últimos anos. “O objetivo é continuar com parcerias, instalando pontos de recarga em outras cidades mineiras, agregando valor aos estabelecimentos comerciais e contribuindo para o meio ambiente. Além disso, esses estabelecimentos poderão ter ganhos consideráveis e economia na conta de energia a longo prazo, devido a instalação de projetos fotovoltaicos”, afirma Brito.


Sair da versão mobile