25 de julho de 2025
O episódio de hoje do Globo Repórter, mostra mais uma etapa da expedição pelo Brasil do Meio / Foto: Divulgação
O “Globo Repórter” de hoje, continua sua jornada pelo Brasil do Meio, apresentando paisagens deslumbrantes, histórias de resistência, tradições culturais e aventuras emocionantes. Nesta nova etapa da expedição pelo Brasil do Meio, o repórter Chico Regueira e sua equipe exploram trilhas históricas, lendas misteriosas, práticas de espiritualidade e o modo de vida de comunidades que mantêm viva a herança cultural da região.
A aventura começa na Serra da Lapinha, em Minas Gerais, onde a equipe percorre 24 quilômetros por trilhas que foram antigas rotas de garimpeiros. Com visuais impressionantes e relatos sobre luzes enigmáticas nos céus, o episódio mergulha em lendas regionais e na forte conexão entre homem e cavalo, herdada dos tempos dos tropeiros. No Parque Natural Municipal do Tabuleiro, o destaque é uma façanha inédita na TV: dormir a quase 200 metros de altura, ao lado da maior cachoeira de Minas Gerais. A guarda-parque Jéssica emociona ao compartilhar sua conexão espiritual com a natureza por meio da dança como forma de meditação.
Em Ouro Preto e Mariana, o programa revisita o passado colonial do país ao mostrar o ofício dos sinaleiros e relojoeiros, além de explorar os túneis submersos da impressionante Mina da Passagem. Já em Brasília, a reportagem recupera memórias dos candangos que ajudaram a erguer a capital, revelando documentos inéditos da UnB que sugerem que o projeto original da cidade poderia tê-la tornado a primeira cidade sustentável do Brasil.
A expedição finaliza na Chapada dos Veadeiros, onde encontra o povo Kalunga, descendente de escravizados que resistiram à opressão. A equipe conhece Dona Procópia, 92 anos, símbolo de resistência e indicada ao Prêmio Nobel da Paz. O programa vai ao ar logo após “Vale Tudo”, na TV Globo.