23 de janeiro de 2024
Foto: Divulgação.
Ézio Santos
PASSOS – O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Passos (Sindicomércio), Gilson Ribeiro Madureira, participou em Nova York da National Retail Federation (NRF) Big Show, considerada a maior feira de varejo do mundo. Segundo ele, a oportunidade surgiu no ano passado, a convite de Nadim Nonato, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio).
“A comitiva brasileira partiu do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, dia 9 de janeiro, e dois dias depois, teve início às visitas técnicas a comércios bem sucedidos e de expressão, como a loja de sardinha que paga US$ 50.000 de aluguel mensal, Loja Harry Porter, M&M’S onde começou a história do chocolate, e a Swarovski, onde se tem o maior diamante do mundo. Dia 18 já estávamos em solo brasileiro novamente”, afirma Gilson.
Segundo ele, foi uma oportunidade de se conectar com tendências tecnológicas que vão de encontro ao desenvolvimento e modernidade do varejo. Uma das finalidades foi realizar networking com o lado mais antenado e avançado do mercado econômico. Gilson contou que a NRF é uma incubadora de tendências que é necessário repassar para a base do Brasil. O comércio nos Estados Unidos trabalha muito com customização e fidelização. “Diversas palestras com os mais renomados empresários do mundo, assim como astros do esporte e estrelas de Hollywood, eles também nos repassaram várias experiências de sucesso”, disse.
“Aprendemos que temos de humanizar as situações difíceis para tornar as relações na empresa mais leve. Na América tem um espaço gigante para negros e latinos, que aproveitam bem e ajudam no desenvolvimento e se tornam grandes empresários. Vi que o sonho americano é real e se materializa”, afirma.
“Michael Jordan diz em sua palestra que o seu colaborador tem de priorizar o time e a todo momento mentalizar a empresa com dedicação e que todos tem que ter o pensamento na sustentabilidade. Aprendemos que toda adversidade tem de ser combatida com o enfrentamento e com positividade. Muito se falou do Brasil, e como é difícil investir por aqui por causa do manicômio fiscal e tributário, mas que felizmente com a reforma tributária os investidores vão com certeza voltar seus olhares pra cá”, aponta o sindicalista.
Ainda de acordo com ele, falaram muito em se fazer alianças para crescer, e muita coisa de tecnologia de frente e fundo de loja foi exposta na feira como carrinhos de supermercado que dispensam balança, caixa, cartão pagamento em dinheiro etc.
“Aprendemos que temos de valorizar ideias e colocá-las em prática. Que o colaborador se sente valorizado por ser convidado para trabalhar em jornadas como sábado ou domingo. Quem tem o sonho americano vence sempre”, acredita Gilson.
Entre as personalidades participantes da netnetworking estavam Luiza Trajano, do Magalu, e o deputado federal, Hercílio Diniz. O sindicalista teve a oportunidade de ser apresentado à Sônia Hess, fundadora da Dudalina, empresa brasileira de confecção e distribuição de roupas de alto padrão e moda do Brasil.