Toro S-Design combina estilo com versatilidade

Folha Motors

14 de fevereiro de 2020

A ideia de lançar uma picape com chassi em monobloco em uma dimensão maior em comparação às compactas, que pudesse atrair o consumidor das picapes médias, não surgiu com a Fiat Toro.

 

Quando a picape da marca italiana chegou ao mercado, em fevereiro de 2016, a Renault Duster Oroch, versão com caçamba do utilitário esportivo Duster, já estava há seis meses nas ruas – foi lançada em setembro de 2015. Mas o sucesso da Toro foi tão imediato e estrondoso que ela acabou levando a fama de “inventora” do segmento. Dois meses após o lançamento, a picape desenvolvida pela Fiat no Brasil já tinha deixado para trás não só a Oroch como todas as picapes médias comercializadas no país – modelos como Toyota Hilux, Chevrolet S10 ou Ford Ranger, que têm chassis em longarinas e preços mais elevados. Desde então, a Toro é superada nas vendas apenas pela compacta Strada, da própria Fiat.

Na linha 2020, apresentada em julho do ano passado, a Toro trouxe discretas novidades, como a adoção de um overbumper – para-choque frontal de uma barra impulsão incorporada, que dá um aspecto mais robusto – e de um multimídia com tela de 7 polegadas. Outra inovação foi na versão intermediária Freedom, que passou a oferecer opcionalmente o pacote S-Design. Com os detalhes estilísticos do novo pack, a configuração a diesel da Freedom consegue uma singular mistura do jeito “fashion” típico das picapes urbanas com efetivos atributos off-road.

Externamente, a picape da Fiat preserva as linhas contemporâneas e elegantes da época do lançamento. Na caçamba com capacidade para 850 litros de bagagem, o acesso continua a ser dividido em duas portas, que se abrem em par. A Toro Freedom introduziu no Brasil o conceito italiano S-Design – o S vem de “shadow”, que significa sombra em inglês. Só no final do ano passado, o pack S-Design chegou também às linhas Argo e Cronos.

Por fora, faixas adesivas no capô e na tampa traseira da caçamba, identificação da versão e motorização escurecidos, assim como emblemas e badges, criam uma nova identidade visual. A versão traz ainda santantônio e estribos em preto (normalmente, são cromados) e pintura cinza na capa dos retrovisores externos, na grade superior dianteira e nas barras de teto. Para completar, as rodas também têm pintura escurecida.

Já o interior segue à risca o conceito S-Design e abusa do estilo “dark”, com forrações escuras nos bancos em tecido e couro, e volante e laterais de porta em couro com costura preta. Há até um tom específico de preto para a moldura da central multimídia, as saídas de ar, as alças das portas e aros dos alto-falantes.

 

As logomarcas no interior também são escurecidas e os adereços cromados foram substituídos pelo preto fosco e cinza.

 

O apoia-braço central traseiro conta com porta-copos. Um botão giratório ao lado do câmbio permite escolher entre tração frontal, 4×4 ou 4×4 com reduzida. A versão Freedom vem com airbag duplo frontal – a única Toro com mais airbags é a Volcano, que tem sete.

 

Sob o capô da versão Freedom 2.0 Diesel AT9 4×4 da Toro está o motor 2.0 Multijet II, já bastante conhecido no Brasil – é o mesmo utilizado nos Jeep Renegade e Compass. Tem duplo comando de válvulas, turbocompressor e intercooler, além de injeção direta Common Rail. Entrega 170 cavalos a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a partir de 1.750 giros e trabalha acoplado a uma caixa automática com 9 velocidades.

Oferecida por R$ 146.990, a configuração a diesel da Toro Freedom fica R$ 4.500 mais cara quando acrescida do pack S-Design, totalizando R$ 151.490. Porém, esse preço vale somente se o carro for na cor Vermelho Colorado – a Branco Ambiente encarece R$ 1.500, todas as metálicas (como o Prata Billet do modelo testado) somam R$ 2.500 e as perolizadas acrescentam R$ 3 mil à conta. Apesar de estar longe de ser uma picape barata, é uma das versões mais procuradas da linha Toro, não apenas pelo seu visual estiloso, como também por se posicionar estrategicamente entre a básica a diesel Endurance, de R$ 135.490, e as “top” a diesel Volcano, de R$ 160.490, e Ranch, de R$ 167.490 – todas sujeitas às mesmas elevações de preços de acordo com a cor.