Sexta-feira: Dia de Doar para o HRC

13 de dezembro de 2019

PASSOS – O Hospital Regional do Câncer de Passos (HRC) convida a população para celebrar hoje, 13, o Dia de Doar. Nesta data o HRC promove duas campanhas para estimular a participação da comunidade: a primeira, para o público em geral, acontece na praça Geraldo da Silva Maia, conhecida como praça do Rosário, com o pit stop solidário das 9h às 18h e, a outra ação, que vai ser interna, está voltada para atender colaboradores.

O intuito da ocasião, explicou a supervisora do setor de Captação de Recursos, Elidiane Rodrigues de Lima, possui a intenção de “sensibilizar a população para mostrar o quanto o ato de doar é importante”. O Dia de Doar, que no ano passado aconteceu no dia 14 de dezembro, é sempre “adotado em uma sexta-feira do último mês do ano”, acrescentou Elidiane, comentando que a ação de contribuir com projetos sociais nesse período do ano é uma iniciativa mundial.

A supervisora ainda considerou que o pit stop vai ser “uma oportunidade para todos aqueles que sempre quiseram contribuir com o hospital, mas por não conseguirem conciliar a agenda, não doaram”. Sem valor mínimo de contribuição estipulado “e tendo a consciência de que qualquer valor ajuda”, Elidiane garantiu que “até o troco faz diferença para o Hospital”.

Sendo o HRC uma instituição que atende a mais de 60 cidades e 10 mil pacientes, a importância de colaborar com ações como o pit stop, acredita Elidiane, “está justamente em entender a dimensão do nosso trabalho, que busca manter a humanização, excelência e tecnologia, já que somos referência no estado de Minas Gerais”. A supervisora afirmou que, sem o suporte da comunidade, “o HRC estaria de portas fechadas, sem poder continuar com esse atendimento, pois somente com os repasses públicos o Hospital não se mantém”.

Em concomitância a ação na Praça do Rosário, o Comitê de Humanização da Santa Casa vai caminhar pelos setores nessa sexta-feira, 13, para conscientizar sobre a importância do abraço e de destinar amor ao próximo.

Voltada para o público interno do Hospital, Elidiane considera que essa ocasião possui o objetivo de demonstrar que a ajuda, ou seja, o Dia de Doar, não se refere apenas a um auxílio monetário, mas “também envolve destinar sorrisos e palavras de apoio”, pois, refletiu a supervisora, “muitas vezes com a rotina acelerada a gente esquece do outro e, nesse momento, o pessoal da Humanização vai reforçar a união do atendimento com os funcionários”.

A supervisora convida a população que por algum motivo não vai poder participar do pit stop para agendar uma doação pela central de captação, por meio do número (35) 3522-6169. Por fim, a equipe de Captação de Recursos do HRC detalhou que o Dia de Doar também possui a finalidade de angariar recursos para a construção da segunda unidade do Hospital.