Procon registra 1.012 reclamações neste ano

O local enfrenta problemas há anos em época de chuva, pois, pela falta de rede pluvial, a rua não suporta a enxurrada, especialmente em dias com chuvas mais volumosas, que chegam a invadir algumas casas

26 de dezembro de 2019

PASSOS – O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) pertence ao Ministério Público em esfera estadual e serve para dialogar com o consumidor geral sobre suas insatisfações quanto ao mercado em que está inserido. Com isso, o Procon coordena a política dos órgãos e entidades que atuam na proteção ao consumidor, o que favorece um certo equilíbrio nas relações de consumo.De acordo com Gabriela Marques Lemos, servidora do Procon Municipal, em 2019 foram registradas 1.012 reclamações formais no Procon Municipal, das quais uma maioria trata-se da insatisfação dos consumidores em relação a serviços de telefonia. Ao levantar os dados foi constatado que até 28 de novembro tiveram 250 reclamações ligadas somente à telefonia. Ao comparar os anos de 2018 e 2019, é perceptível aumento de 34% nas reclamações já que no ano anterior estas finalizaram em 755. Em seguida estão as reclamações relacionadas à prestação de serviço bancário, contratos gerais, cobrança de juros e, por fim, o comércio local, ou seja, os lojistas do município.