Por Adriana Dias / Redação
8 de janeiro de 2021
Os prefeitos da Barra, Capitólio e Glória, Serginho, Gerardão e Celsinho, no centro, assumem o compromisso de fazer ações preventivas a acidentes com cabeças d’água nos municípios. / Foto: Divulgação
PASSOS – Os prefeitos de Capitólio, Cristiano Geraldo da Silva, o Cristiano Gerardão, o de São João Batista do Glória, Celso Henrique Ferreira, o Celsinho e Paulo Sergio Leandro de Oliveira, o Serginho se reuniram na tarde desta quinta-feira, 7, na Pousada Recanto do Turvo, quando definiram um plano de estudos para definir protocolos a serem seguidos pelos empresários dos diversos atrativos turísticos a longo prazo. A definição imediata é de que as prefeituras devem fazer panfletagem para turistas e divulgações em redes sociais.
Participaram da reunião representantes da Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros e Marinha do Brasil, além de alguns empresários. Conforme informou o prefeito de Capitólio, Cristiano Gerardão, foram definidas ações de curto e de médio prazo para que acidentes fatais como o ocorrido no último sábado, 2, sejam evitados.
“Em médio prazo estamos trabalhando questões de leis, dentro dos nossos municípios, após um plano de estudo bem elaborado e bem executado indicar o procedimento e o protocolo correto a ser seguido pelos atrativos turísticos. Cada município agora vai entrar em contato com os proprietários de atrativos ecoculturais, chamá-los para uma reunião, passar a eles esse plano de ação e buscar com eles uma parceria para que a gente possa caminhar juntos”, disse o prefeito.
Para as ações em curto prazo será realizado trabalho de panfletagem junto aos turistas indicando medidas de segurança. Que também pode ser realizada meio das redes sociais.
“Nós vamos trabalhar a questão da comunicação e da divulgação para os turistas via panfletagem dentro dos atrativos turísticos. Podemos também fazer esta panfletagem e conscientização de forma digital, para atingir e levar informação aos turistas. Podemos também criar vídeos de prevenção e cuidados relacionados à cabeça d’água junto à Defesa Civil”, informou por telefone logo após a reunião.
Outra medida que será realizada a curto prazo são treinamentos para proprietários dos atrativos ecoturísticos com o Corpo de Bombeiros e com a Defesa Civil para que possam fazer ações de prevenção aos acidentes. Para o prefeito de São José da Barra, Serginho, mesmo que no município não tenha ocorrências deste tipo de acidente, pois a maioria dos atrativos turísticos da Barra está para o Lago de Furnas, ele disse entender importante valorizar o turismo regional.
“Nós participamos, estamos juntos no que diz respeito aos treinamentos, aos preparativos para a panfletagem física e digital, por entendermos a importância do turismo regional. Se Passos vai bem, a região vai bem, se a Barra vai bem, a região toda segue indo bem. E, nós recebemos turistas aqui na Barra que quer conhecer as cachoeiras e todos os atrativos como a Serra da Canastra, então entendemos importante esta ação para que não tenhamos mais notícias ruins com os turistas”, salientou Serginho.