Passos é a 15ª cidade a receber aulas gratuitas de yoga

4 de março de 2020

O Maha Karma Yoga chega à Praça da Matriz de Passos no dia 07 de março de 2020 ás 17h, através da iniciativa da Premananda Yoga School de São Paulo, com a condução do Professor Diego Desimoni de Passos, onde serão oferecidas aulas gratuitas de yoga todo 1° sábado de cada mês, para qualquer público e para todas as idades.

O projeto nasceu no Parque do Ibirapuera em São Paulo, no ano de 2018 e está se espalhando pelo Brasil e pelo Mundo, levando aulas gratuitas de yoga para centenas de pessoas em 14 cidades Brasileiras como Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Salvador e em Miami nos EUA.

As aulas práticas são ministradas por professores formados pela escola, que é coordenada por Pedro Franco (Premananda), um dos iogues mais respeitados no Brasil com mais de 30 anos de experiência com o yoga, sempre em locais públicos como praias, parques e praças, e depois de começar em Belo Horizonte no ano de 2018, chega agora no ano de 2020 em Ipatinga e em Passos, terceira cidade do Estado de Minas Gerais.

Quem irá conduzir as aulas aqui na cidade é o professor Diego Desimoni, que se formou no final de 2019 pela Premananda Yoga School e teve a iniciativa de trazer o projeto para Passos, com o objetivo de democratizar o acesso as técnicas milenares do yoga que vem ajudando milhares de pessoas em todo o mundo e que a cada dia se tornam mais atuais para se ter uma vida mais saudável e feliz.

De acordo com o professor Diego, “Estamos vivendo em um mundo com pessoas cada vez mais ansiosas e deprimidas, e esses números não param de crescer assim como a venda de remédios, o que torna as ferramentas e benefícios da pratica do yoga fundamentais para uma vida com mais qualidade”.

Uma quantidade enorme de pessoas vem procurando e até se curando através da prática do yoga, que ganha cada vez mais adeptos, principalmente nas cidades grandes pelo acesso a estúdios e projetos, onde os praticantes percebem as mudanças e os benéficos físicos, mentais e espirituais, através de ferramentas de respiração, meditação, asanas (posturas físicas) e mantras.

As aulas serão restaurativas e qualquer pessoa, de qualquer idade pode participar do projeto, não sendo necessário ser praticante de yoga ou de outras atividades físicas, bastando aos interessados querer uma vida mais saudável e levar um tapete para prática ou uma toalha (Canga).

 

Benefícios da prática para reduzir a ansiedade

 

“A ansiedade está ligada diretamente ao controle do medo. Quanto mais a pessoa estiver conectada com a sua essência, fortalecida física e mentalmente, mais estará apta a lidar com essa emoção. A mudança no padrão de respiração, por meio dos ásanas (posturas corporais), pranayamas (respirações), mantras e meditação, modifica a forma como lidamos com as emoções e nos ajuda a lidar com a ansiedade”, explica a professora de Kundalini Yoga, Nambir Kaur.

A professora de yoga explicou como os exercícios de controle da respiração ajudam a aliviar a ansiedade. “A mente obedece a respiração. Quando colocamos o foco na respiração tomamos as rédeas sobre a nossa mente, o que é essencial para o controle desses estados emocionais.” Nambir conduz aulas para adultos, gestantes, mulheres no puerpério, bebês e crianças em Brasília (DF). Também é doula, especialista em yoga, massagem para gestantes e alimentação consciente.

Para ela, a ansiedade tem relação com o estilo de vida da pessoa, que não atende aos autocuidados básicos. “A prática do yoga proporciona um olhar mais cuidadoso aos nossos hábitos e educa para uma conexão profunda com o nosso ser autêntico. Quando aprende a viver em estado de consciência elevada, a pessoa se atenta para a alimentação no sentido amplo de tudo o que nos nutre, incluindo nossos comportamentos e escolhas. Isso significa sair do automatismo e ir para um lugar de reflexão sobre o que é curativo para nós”, ressalta a especialista.

A ansiedade excessiva é sintoma comum em distúrbios mentais como depressão, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo e pânico. O artigo científico “Os benefícios do yoga nos transtornos de ansiedade” destaca que, devido as respostas de relaxamento, terapias complementares como o yoga vêm provando sua eficácia significativa na redução dos sintomas de ansiedade.

 

Pranayamas

 

O yoga envolve exercícios de controle respiratório chamados pranayamas como um meio de expandir e intensificar o fluxo da energia no interior do corpo para desintoxicar e limpar os canais de energia, fortalecendo a conexão com a vida. “Os pranayamas são muito úteis para o controle da ansiedade”, observa a professora Nambir, que sugere um exercício de meditação especial para ajudar a harmonizar a respiração. A sequência inclui quatro etapas.

A prática é feita com o corpo sentado na postura meditativa, de forma confortável. Indica-se colocar as mãos com as duas palmas voltadas para o peito e polegares se tocando no coração [conforme a ilustração]. As inspirações e expirações são profundas e completas. E, ao respirar pela boca, o ideal é posicionar os lábios como se fosse assoviar.

Além de ajudar a controlar os sintomas da ansiedade, o fortalecimento do corpo físico é uma consequência da prática comprometida. “Entre os benefícios para o corpo, observamos um aumento da resistência física e mental, melhor capacidade respiratória, funcionamento dos órgãos, flexibilidade, entre outros. Ao se purificar com a prática, o corpo responde apresentando a sua excelência”, observa a professora.