Outono em Paris

POR WAGNER PENNA / Especial para a Folha

15 de março de 2021

Schiaparelli: criativa também no prêt-à-porter. / Foto: Divulgação

O circo fashion armado no circuito de ouro do segmento (leia-se Nova York, Londres, Milão e Paris) foi encerrado na capital francesa – com chave de ouro. O sucesso deve-se, acima de tudo, ao retorno da força criativa revelada na moda conceitual da maioria das marcas.

É uma tendência já registrada nos lançamentos da alta-costura, em janeiro. Nessa edição, dirigida à moda pronta-para-usar (prêt-à-porter ou ready-to-wear) com o Outono-Inverno 2122 o ‘fenômeno’ se repetiu com as marcas mostrando coleções inspiradoras, criativas e mantendo acesa a chama que move a moda: liberdade de criação.

Embora seja (quase) um ‘efeito colateral’ de tempos difíceis (foi assim também no pós-guerra), acaba abrindo uma fresta para um respiro e renovação das esperanças para uma vida melhor quando tudo isso acabar. Pelo menos, na moda.

VAIVÉM

A dinâmica Associação Mineira das Empresas de Moda (AMEM), esta promovendo o Movimento Amem – que são palestras via lives com temas que interessam ao setor. Acontecerá mensalmente, durante uma semana. Desta vez, vários nomes importantes participaram, entre eles o estilista Celso Affonso, que também é presidente do Sindicalçados.

Com sua primeira coleção vendida a partir de Beagá, a marca Tufi Duek inaugurou showroom bacanésimo na região do Prado. Arquitetura funcional, espaço amplo e as compradoras (que chegaram antes das restrições da pandemia) aplaudindo a nova coleção.

A estilista Cláudia Manhães (um dos nomes bacanas da moda brasileira) passou a fazer consultoria após descontinuar sua própria marca. O seu projeto deu certo e ela tem plataforma para atender estilistas, lojistas e empresários do setor que desejam conhecer melhor a dinâmica dos lançamentos de moda. Ela falou sobre o assunto em live no Têxtil Show.


PONTO FINAL

Em plena temporada de lançamentos para o inverno 2021, na pronta-entrega, em Beagá os showrooms do Prado & arredores (assim como outras regiões de Minas) contornaram bem o assunto. Alí as visitas são todas agendas previamente e as clientes são atendidas com portas fechadas. Como manda o novo figurino – sem trocadilhos. Amém.