Mercadão promove trabalho de artesãos

6 de fevereiro de 2020

Passos – Começa hoje a 10ª edição do Espaço Arte e Sabor no Mercadão Municipal de Passos, das 10h às 21h, até sábado, 8, com entrada franca.

O evento da Economia Solidária tem como objetivo divulgar os trabalhos dos artesãos de Passos e promete expor produtos artesanais, da agricultura familiar, atrações culturais e comidas típicas.

Liana Garcia e Conceição Garcia, que estão organizando o Espaço Arte e Sabor, correm atrás de colaboradores e contam sobre o trabalho dos artesãos nas exposições do evento. Segundo Conceição, é um movimento que traz visibilidade aos empreendedores, que fazem os seus trabalhos com suas próprias mãos, e que ficam com seus produtos expostos à venda, já que nem sempre têm seus trabalhos valorizados, apesar de alguns estarem nessa área apenas por hobby.

“O nosso propósito é criar uma rotina da Economia Solidária para mostrar o seu trabalho. Nós temos já uma agenda que foi feita pelo Departamento de Desenvolvimento e Renda para estarmos com datas sempre no início do mês e criar essa constância”, comentou a organizadora Conceição, que ainda contou sobre o nome ser Arte e Sabor, que denomina-se dessa forma, por, além de tratar de arte, tem comidas no local.

Adriana Borges Lopes Silva e sua irmã, Andréa Borges Lopes, que são artesãs e fazem vários trabalhos manuais, foram convidadas para compor o evento com seus produtos. “Somos do Dri Déia Mandalas Terapêuticas e a Conceição nos procurou para saber se gostaríamos de expor nossos artesanatos na feira; nos sentimos honradas e agradecidas pela oportunidade. Nós fazemos mandalas pintadas no vidro, de vários tamanhos e preços. Além disso, temos também porta-incenso e luminárias”, disse Adriana.

Quem estará presente na 10ª edição expondo seus trabalhos artesanais serão Gleicinara Artesanatos, com seus tapetes artesanais em tecidos e crochês, Borges Chinelos & Cia, com seus chinelos de pedrarias, Ateliê Waal Barbosa, na costura criativa, e VIP Artesanato, com artes em EVA e biscuit, Nane Maciel Ateliê, com suas bonecas de pano, Dri Déia Mandalas Terapêuticas, em vidros e em crochê, Rosane Artesanatos, com peças até de MDF, Tianinha Arteira, Sid Petit Crochet e Fa & Lu, com massas e artesanato.

Além disso, também estarão em exposição o Chiquinho Doceiro, com doces variados, queijos e cachaças, Só Peludos, com sua moda PET, Mel do Apiário Santa Rita, com mel de abelha, de cana-de-açúcar e própolis, Café Catita, Chopp Boreal, com chope artesanal, Pai D’Égua, tapiocaria e cuscuzeira, Bem Bolado, Mundo dos Cogumelos, Quinta dos Camargo, com vinhos, e, pela primeira vez, Santo Sabor marcará presença.

Por fim, para compor o ambiente, haverá música ao longo dos dias de evento. Na quinta-feira, terá Vander Girard; na sexta, Délio; e, no sábado, Os Piottos, todos a partir das 19h.