Hospital firma parceria com Aação Reciclagem

15 de fevereiro de 2020

PASSOS – A Unimed Sudoeste de Minas firmou parceria com a Associação de Apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis (Aação Reciclagem), com o objetivo de direcionar para a entidade os materiais recicláveis da Sede Administrativa, Hospital Unimed – Unidade Passos e Núcleo de Atenção à Saúde. Posteriormente, a cooperativa deverá fazer uma campanha de conscientização junto aos seus colaboradores e cooperados para que eles possam direcionar esse tipo de material para o ponto de coleta na Unimed.

Além desse trabalho, a cooperativa realizou, recentemente, a doação de um computador, uma impressora e uma TV de 32 polegadas para a entidade. A agência Pulso Comunicações, parceira da Unimed Sudoeste de Minas, está desenvolvendo a nova identidade visual da Aação Reciclagem. O objetivo é que, em breve, a associação firme convênios com instituições de ensino da cidade para apoio nas demandas nas áreas de Administração e Comunicação, objetivando sistematizar processos e dar maior visibilidade para a Aação Reciclagem e seus projetos.

De acordo com o presidente da Aação Reciclagem, Gilson de Oliveira Wenceslau, o apoio da Unimed é muito importante, pois fortalece o trabalho realizado pela associação. “Ter uma cooperativa como a Unimed entre nossas parceiras mostra que estamos realizando um trabalho muito sério, com honestidade e a favor da educação ambiental, para a destinação correta de recicláveis. Promovemos o serviço de coleta seletiva em instituições, estabelecimentos de ensino, bairros, condomínios e empresas com pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis. Depois, realizamos a triagem e venda de materiais recicláveis secos, papel, plástico, vidro e metal. Nosso trabalho contribui para a sustentabilidade ambiental e prevenção de vetores de doenças associadas à destinação incorreta de lixo”, completou Gilson.

Para o diretor-presidente da Unimed Sudoeste de Minas, Heitor Sette Filho, esse tipo de parceria só acrescenta. “Um dos princípios do cooperativismo é o interesse pela comunidade, por isso, as cooperativas devem ter ações para o desenvolvimento equilibrado da região onde estão inseridas. Trabalhar a educação ambiental, portanto, também faz parte deste propósito”, detalhou.

 

Aação Reciclagem atua desde 2017

 

PASSOS – A Associação de Apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis – Aação Reciclagem surgiu em 2017 pela iniciativa do coronel aposentado da Polícia Militar e ex-professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Unidade Passos, Gilson de Oliveira Wenceslau, baseado na Campanha da Fraternidade daquele ano, que pautava o cuidado com o meio ambiente. O projeto, denominado Coleta Seletiva Solidária, ganhou corpo com a parceria da ONG Deus Proverá e IF Sul de Minas, sendo implantado primeiramente na Paróquia São Luiz de Maria Monfort. Com o crescimento das atividades, o projeto se tornou associação em 6 de abril de 2018.

O objetivo da associação é conscientizar os moradores a fazer a separação de materiais recicláveis, encaminhando-os para um ponto de entrega voluntário e gerar renda para os catadores de Passos. Atualmente, a associação conta com dez pontos de entrega, 12 colaboradores diretos trabalhando no centro de triagem, localizado na avenida Arlindo Figueiredo, e 36 atuando indiretamente na coleta seletiva nas ruas. Todos os catadores envolvidos no projeto recebem mensalmente uma cesta básica. 

Empresas e associações de bairro interessadas em firmar parceria com a Aação Reciclagem devem entrar em contato pelo telefone (35) 3526-1993.