Futuro da carteira de trabalho é digital

5 de março de 2020

PASSOS – O Ministério da Economia, por meio da portaria nº 1065/2019, lançou a carteira de trabalho digital em substituição à carteira de trabalho tradicional. A fim de modernizar o acesso às informações ao trabalhador, a versão digital já está disponível para os cidadãos através do aplicativo gratuito para celular ‘Carteira de Trabalho Digital’, acessível nas versões iOS, Android e Web.

Segundo o chefe da agência do Secretaria de Trabalho de Passos, Frank Marques da Silva, a iniciativa é uma tendência do atual governo, que visa desburocratizar alguns processos. “Antigamente as pessoas tinham que se deslocar até a agência, trazer fotos e reunir uma série de documentos pessoais, o que levava tempo e demandava um esforço físico e financeiro”, recordou, pontuando que chegou a receber muitos trabalhadores de cidades vizinhas como Alpinópolis, São Sebastião do Paraíso e Capitólio na agência.

“O trabalhador tinha um prejuízo de deslocamento duplo, já que, uma vez registrando os documentos em Passos, tinha que voltar para buscá-lo quando estivesse pronto, dias depois”, observou Frank.

Com o aplicativo, o chefe da agência em Passos acredita que o processo vai ser mais ágil. “As pessoas podem baixar o aplicativo e acompanhar seus vínculos trabalhistas formais, tudo isso através do celular. Seja a data de entrada, saída, salário ou cargo, todos esses aspectos podem ser consultados na palma da mão, sem burocracias ou deslocamentos”, defendeu.

Até a contratação vai ser facilitada. “Basta fornecer o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e outros dados pessoais ao contratante, sendo dispensável a antiga carteira de trabalho física para assinaturas de novos registros”, informou. Frank também comunicou que, com a modernização, a carteira física não será mais aceita como documento de identificação pessoal.

Além da carteira de trabalho, documentos como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o título eleitoral também estão disponíveis nas versões digitais. “Isso facilita a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta”, reforçou Frank.

A notícia também foi positiva para os contadores, segundo o profissional Antônio de Pádua Cardoso, proprietário da Contabilidade Cardoso e presidente do Sindicato dos Contabilistas de Passos (SindCont). “Acontecimentos como a perda ou extravio da carteira, rasuras no documento ou anotações incompletas, que antes eram comuns, vão ser mas difíceis de acontecer com essa modernização”, acredita o contador.

Embora avalie que esse seja um processo a ser efetivado de forma gradual, Antônio reconhece que tornar digital beneficia a rotina desde o contador e trabalhador, até o contratante. “Penso que é algo que já deveria ter sido instalado, estamos no século 21, onde tudo é informação pela internet. É natural que as coisas se adaptem às novas demandas da modernidade”, atestou, comentando que a carteira de trabalho física seguia os mesmos sistemas da época do governo de Getúlio Vargas.

A população que tiver quaisquer dificuldades com a instalação ou manuseio do aplicativo pode solicitar esclarecimentos pelo telefone da secretearia em Passos, no período das 8h às 17h, pelo número (35) 3521-8808.