Festival de comidas típicas vai agitar feriado

16 de novembro de 2019

Os turistas e moradores da região vão poder aproveitar o feriado com muita música, comida e turismo, isso porque o 1º Festival de Comidas Típicas da Canastra vai ser realizado na sexta-feira, 15, e no sábado, 16, no distrito de São Roque de Minas, São José do Barreiro. A entrada é franca e o evento vai acontecer na Praça Cesário Pereira de Souza.

Como sugere o nome, a atração principal do festival vão ser as comidas típicas da região. O público vai poder se deliciar em 20 barracas de produtores regionais e porco à paraguaia, chopp Backer, churrasco, pizza, quitandas, carne com mandioca e queijos são alguns dos pratos que vão estar no cardápio do evento. 

Vai haver, também, atrações musicais. O primeiro dia se inicia às 17h e, às 18h, o Edinho da Viola se apresenta; às 19h30, é a vez do Henrique Hostalacio e, às 21h, do Rodrigo França; para o final da noite está programado, às 22h30, a banda Vinith, e, posteriormente, o dj Fabricio Candido. No sábado o evento começa às 15h, e, às 16h, tem uma apresentação de Congado; às 17h30, o Marco Antonio Almada sobe ao palco e, às 19h, é a vez do Matheus Mesquita; o final do evento fica por conta de Fábio Pará, às 20h30, e banda Jacksonville, às 22h30. A programação musical está recheada de música popular brasileira, pop rock, especial anos 80, rock, blues e country rock. Além disso, vai ter um parque de diversão para as crianças. 

O festival se destaca por ser em um local privilegiado da Serra da Canastra, o público vai poder aproveitar e conhecer os atrativos da região porque vai ser realizado a oito quilômetros da cachoeira Casca D’Danta, o cartão postal do parque. 

Realizado pela Associação Comunitária do Distrito de São José do Barreiro, o evento tem o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan). 

Segundo Geraldo Luiz Goulart, da comissão organizadora e vereador de São Roque de Minas, o evento é comunitário e nasceu com a intenção de comemorar os 25 anos da associação, que é um grupo de moradores e produtores rurais do distrito e surgiu no mesmo período da ampliação do Parque Nacional da Serra da Canastra, trabalhando para a comunidade e suas benfeitorias. 

“Esperamos aproximadamente três mil pessoas. A intenção é lançar o evento para que crie força e que a gente consiga melhorar para ano que vem. A região está sendo muito proporcionada as festas e está dando certo. Como aqui é um cartão postal, é importante agregar o turismo com a gastronomia local”, declarou o organizador.