Envelhecimento saudável: fisioterapia na 3ª idade previne doenças

As doenças degenerativas vão, com o passar dos anos, comprometendo as funções vitais do organismo

27 de novembro de 2019

Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a população de idosos vem crescendo no Brasil, e, dessa maneira, logo teremos uma porcentagem superior a dos jovens. Por isso, é muito importante falarmos sobre o envelhecimento saudável.

O envelhecimento é um processo natural que acontece de maneira sutil, dia após dia. E para que ele ocorra de forma saudável, é preciso aprender a lidar com alguns desgastes o corpo, amenizando os seus efeitos e se adequando para esta nova fase, geralmente caracterizada pela diminuição de mobilidade e dores, que podem ser crônicas ou momentâneas.

Com o passar dos anos, as doenças caracterizadas como degenerativas vão se instalando pouco a pouco e comprometendo as funções vitais do organismo, prejudicando células, tecidos e músculos. Mas calma!

Vale ressaltar que esse desgaste acontece é natural e inevitável, sendo um dos processos que compõe o envelhecimento no corpo. Cada faixa etária sofre mudanças musculares de uma maneira, e se tais mudanças ocorrem de forma saudável, sem acarretar em alguma doença mais severa, o paciente conseguirá manter sua qualidade de vida e longevidade.

O cuidado com a saúde também é outro grande aliado quando abordamos sobre o envelhecimento. Manter uma boa dieta e idas regulares ao seu médico de confiança, pode ser essencial no diagnóstico e tratamento de algumas patologias. Além disso, manter-se ativo durante a juventude é o recomendado para todas as pessoas, independente da faixa etária.