Do Leitor: Greta lança um alerta!

11 de fevereiro de 2020

Um dia desses, o mundo acordou com o discurso vociferante de uma jovem sueca, de apenas 16 anos, alertando o mundo para as implicações irresponsáveis das ações do homem, no planeta em que vivemos, e que pode vir a destruir a vida da geração dela num futuro bem próximo!

O curioso, que é uma menina vinda de um país que é uma verdadeira sucursal do paraíso, a Suécia, do tamanho da cidade de São Paulo e com população semelhante, e que mantém, muito longe deles, suecos, todo o processo produtivo industrial venoso deles, de tal sorte que poluição mesmo do país, não sabem o que isso possa vir a ser, de qualquer forma!

Chama especialmente a atenção que ela deva desconhecer, por completo, o que é o país dela.

A Suécia é um dos maiores produtores de celulose do planeta o que é a base, capital para produção do papel. É uma indústria altamente poluente cujos danos dispensam comentários. A matéria prima disso é a seiva de madeira de árvores. Como essa indústria é altamente danosa ao meio ambiente ela mantém o processo produtivo, desse produto, bem longe dela, em países como o Brasil, Indonésia, África do Sul, dentre outros, por serem países que possuem abundância de árvores em densas florestas, que depois de desmatadas, oferecem a matéria prima para essa produção! Para o país Suécia, só chegam os lucros financeiros auferidos e que não são pequenos!

Para quem nunca parou para pensar, o papel é um dos produtos mais necessários no nosso universo de consumo, senão, vejam, é utilizado em cinco áreas fundamentais da vida que são: saúde, higiene, comunicação, embalagens e fins domésticos. Portanto, o país dela é um dos que detém o domínio de um importante segmento da sociedade que é a indústria do papel, tão necessário na vida de todos os habitantes do planeta.

Talvez o que a pequena sueca não saiba é que o país de dela espalha fábricas altamente poluidoras mundo a fora. Dentre essas indústrias estão a do petróleo, produtos químicos, e produção de carros! A grande fábrica de carros sueca Volvo, não está na maravilhosa Estocolmo, mas na China, onde não há legislação trabalhista, por consequência, os trabalhadores não têm proteção que os valham laborativamente!

A menina Greta tem razão nas considerações que faz, relativamente aos cuidados que devemos ter com o meio ambiente, mas tem de ter cuidado no que diz, para não ser ridicularizada! O país dela contribui em muito para a doença do planeta!

Carlos Cícero Maia – Brasília/DF