Dia a Dia: Da música: ?Amo Você? – Parte 3 (final)

26 de fevereiro de 2020

Publico agora a letra completa da música Amo Você, do meu conhecido amigo Ednaldo César. Não mexi numa vírgula sequer! Vejamos a beleza da letra.

Amo Você

Composição musical e letra de Ednaldo César

“Quem espera para amar, sem deixar acontecer, corre o risco de passar, essa vida sem viver
Não fui eu que te escolhi, foi o céu que conspirou, o caminho que segui, com o seu encontrou
Coração bateu mais forte, o sangue aqueceu nas veias, e mudou a minha sorte ao me prender em sua teia

Você é o meu destino, o amor que tanto sonhei, o meu sonho de menino, com você realizei
Amo, amo você e a força deste amor é o que me faz viver… Amo, amo você, cada dia um pouco mais, se o destino a gente faz, o meu é você.”

Já “filosofamos” sobre duas estrofes na primeira e na segunda parte sobre o assunto. Resta-nos apenas, tentar entender a mensagem na primeira e terceira estrofes e a força do desfecho musical, o final do texto.
A primeira estrofe nos faz lembrar o poeta Francisco Otaviano:
“Quem passou pela vida em branca nuvem / E em plácido repouso adormeceu, / Quem não sentiu o frio da desgraça, / Quem passou pela vida e não sofreu, / Foi espectro de homem, e não homem, / Só passou pela vida, não viveu.”
Guardadas as possíveis semelhanças de mensagens, vejamos o que acreditamos dizer o nosso autor da música.

Quem espera para amar. Primeiro verso da primeira estrofe da música.

Esperar para amar não seria uma espécie de procrastinação? Bem, amanhã eu pensarei no assunto. Não sei se desejo alguém na minha vida, se tenho desejo de uma união através de um amor verdadeiro e futuro casamento! Será que vale a pena perder a minha liberdade, a minha boa vida de solteiro e arriscar numa viagem talvez sem volta? Bem, tenho alguns “flertes, algumas paqueras”, mas, é melhor aguardar, nada de precipitação. Assim…o tempo vai passando, vai correndo e a vida indo junto, é claro!

Sem deixar acontecer. Segundo verso da primeira estrofe. Também, não é melhor deixar acontecer, sem ficar apenas esperando? As coisas acontecem na vida e no amor não é diferente. Quando menos se espera, ele surge e muitas vezes, de uma forma dramática, forte, fica até difícil saber se é apenas paixão ou um verdadeiro amor. É preciso entender, analisar e descobrir que o amor é para valer. Devemos deixar que aconteça, faz parte da vida, nosso destino é amar.

Corre o risco de passar essa vida sem viver. Terceiro verso da primeira estrofe. Aí, lembramos o poeta Francisco Otaviano: “Só, passou pela vida, não viveu”. Nosso poeta aqui é bem feliz em alertar as pessoas que fogem do seu destino. Se o destino de alguém é amar, ser amado, ter família e agradar a Deus, esse alguém não pode fugir dele, pois, se o fizer, não terá a felicidade tão almejada, chegará à velhice em plena solidão. Fugiu dos desígnios do Céu e acabará no ostracismo. Passará pela vida, sem realmente viver.

Você é o meu destino. Primeiro verso da terceira estrofe. Você esperou por um amor. Ele apareceu, surgiu em sua vida e tornou-se o seu destino. A maravilha que faltava na sua vida para completá-la.

O destino que surge na figura da pessoa amada.
O amor que tanto sonhei. Segundo verso da terceira estrofe. Esse amor não veio do nada, veio dos seus sonhos, da sua esperança, naquilo que você acreditava ser o seu destino. Sonhos não são apenas sonhos, podem ser realizados também. Quando se trata de amor, vale a pena sonhar. Sonhar de olhos fechados ou abertos, tanto faz. Mas, sonhar com os pés no chão, como já dissemos antes. Sonhar com a felicidade a dois!

O meu sonho de menino com você realizei. Terceiro verso da terceira estrofe. Se você sonhava desde menino, quando se encantou pela menina amada, sem entender direito o que seria aquilo, isso prova que o Céu conspirou realmente. A Mão de Deus o guiou desde pequeno e guiou a sua amada também. Como já dissemos, os dois se enamoraram, ficaram adultos e um lindo casamento aconteceu, formando, então, uma linda família.

No final da música, é só declaração de amor enaltecendo a força que o amor carrega na vida de corações apaixonados e glorificados pelo destino que os dois traçaram, mas, guiados por Mãos Divinas.