Deficientes visuais lançam rádio em Passos

Rádio WEB é projeto dos deficientes visuais de Passos que vai oferecer música 24 horas. a grade de programação será produzida pelos cegos e deficientes visuais graves, membros da Rev-Ver

20 de dezembro de 2019

A Associação dos Deficientes Visuais de Passos (Rev-Ver) lançou sua rádio web, em solenidade realizada no Lions Clube de Passos na última terça-feira, dia 17. A Rádio Karu oferece música 24 horas e a grade de programas, que serão produzidos pelos cegos e deficientes visuais graves, membros da Rev-Ver, será introduzida aos poucos. A iniciativa tem o apoio o Lions Clube, Rotary Clube de Passos, Rotary Rio Grande, IF Sul de Minas e Uemg.

 O sonho de Edmar Gonçalves Silva, 27 anos, membro da associação, cego de nascença, é ser radialista. Essa vontade era conhecida de todos na família. Até que ele encontrou Francisco Arrebola, um representante de equipamentos de magnetização de água, do Paraná, que lhe contou sobre a existência de deficientes visuais que faziam rádio na WEB. Durante 9 meses esse sonho foi estudado, agregou outros membros interessados, bem como o irmão de Edmar, Guilherme Gonçalves Silva, 22 anos, pedagogo, responsável pela parte técnica, até sua viabilização técnica.

 “Acredito no nosso potencial, acredito que a gente pode fazer” – disse Edmar Gonçalves Silva, sobre a concretização de seu sonho, a Karu.

 O presidente do Lions Clube, Ricardo Andrade da Silveira, falou do apoio que o clube vem dando à Rev-Ver, desde sua fundação, em 2008, e das articulações que ele fez, para viabilizar o projeto. Comentou ainda que um protocolo de intenções exatamente nessa área tinha sido assinado com o IF Sul de Minas, desde março. O IF Sul de Minas, que recentemente colocou no ar sua rádio WEB, teria se comprometido, inclusive, a oferecer um curso aos envolvidos no projeto da Rev-Ver, abrangendo planejamento, produção, locução, edição de matérias.

A presidente da Rev-Ver, Mirian Cristina Neves, destacou o caráter de inclusão social da iniciativa e da necessidade de se lutar para a realização dos sonhos. A rádio Karu, além do entretenimento, terá como objetivo a divulgação de notícias relacionadas às instituições beneficentes de Passos, dar voz aos deficientes atendidos pelas diversas instituições, esclarecer as pessoas quanto à forma de se relacionar com os deficientes, conforme ressaltou outro Edmar Gonçalves, que além de membro da Rev-Ver é aluno da APAE, onde há algum tempo apresentou um projeto de um programa de rádio com essas finalidades.

 

Instituições dão apoio

Os equipamentos para o funcionamento da rádio foram conseguidos pelo assistente social, Gilberto Ribeiro, que lembrou de seu relacionamento estreito com a instituição. Ele explicou que o nome escolhido para a rádio se refere à lenda de uma índia tupi-guarani, reconhecida pelo seu espírito de luta, Karu, que depois de morta transformou-se numa estrela-guia para seu povo.

O presidente do Rotary Clube Passos, João Rosário, disse ser um apaixonado por prestação de serviços e que o projeto e seus objetivos teriam total apoio. Da mesma forma, o representante do Rotary Rio Grande, James Francisco Soares de Oliveira agradeceu ao convite para participar do projeto.

Francisco Arrebola, o incentivador inicial, também está oferecendo o primeiro apoio cultural. Autor do livro “Espiritualidade no Trabalho”, ofereceu à Rev-Ver um exemplar da edição em Braille, além de uma quantidade em edição normal cuja venda será revertida à Rádio Karu.

Assim como a grade de programação, que vai ser incrementada aos poucos, também está em construção o site da Rádio Karu, na internet. Mas os interessados em ajudar, de alguma forma, podem fazer contato pelo telefone (35) 9.8443.6098, com Guilherme; ou pelo e.mail contato.karunoar@gmail.com