Defesa do Consumidor: Cuidados com a rede elétrica

21 de fevereiro de 2020

Por conta das fortes chuvas que atingiram Minas Gerais nos últimos dias, muitas cidades estão sendo afetadas pelas enchentes. Nessas condições, a população precisa redobrar os cuidados com a rede elétrica, para evitar acidentes, choques ou perdas dos equipamentos. Por isso, a Cemig divulgou uma série de orientações de segurança para ocasiões em que rede elétrica e inundações estejam relacionadas.

 

Recomendação

 

Uma das orientações é não se aproximar ou tocar em fios partidos. A recomendação é que, caso o consumidor verifique que há um cabeamento danificado, ele deve telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, pelo telefone 116, que funciona 24 horas por dia, visto que somente os profissionais autorizados pela companhia podem fazer intervenções na rede elétrica.

 

Disjuntores

 

Caso o morador precise deixar sua casa por causa das enchentes, é importante que os disjuntores sejam desligados e os equipamentos elétricos devem ser retirados das tomadas. Para evitar danos maiores aos equipamentos, é aconselhável ainda que eles sejam depositados em locais mais altos, pois, assim, se evita que a água atinja os circuitos internos dos aparelhos.

 

A volta

 

Depois que as águas baixarem, ao retornar para a residência que foi alagada, os moradores precisam verificar se a energia está, de fato, desligada. De acordo com a companhia, antes de ligar a energia, é fundamental realizar uma vistoria nas instalações elétricas, já que a água pode entrar na tubulação elétrica. A recomendação é que um eletricista experiente seja o responsável pela vistoria, tanto nas instalações como nos equipamentos.

 

Dentro do carro

 

Outro possível cenário de acidente é quando um fio elétrico se rompe e cai sobre um veículo. Nesse tipo de situação, os ocupantes do carro devem permanecer dentro dele até a chegada da Cemig, para que o circuito elétrico seja devidamente isolado.