Consumidores apostam em criatividade para presentear

9 de Maio de 2020

Comerciantes apostam na volta à onda amarela. / Foto: Helder Almeida

PASSOS – Consumidores ouvidos pela Folha, em Passos, estimam gastar em média R$ 150 com o presente para o Dia das Mães. No período de aperto financeiro que grande parte das pessoas tem passado, itens como maquiagem, perfumes e roupas são apontados como boas opções, mas a criatividade e presentes ‘emocionais’ também estão em alta.

“Eu não tenho muito dinheiro atualmente, por causa da pandemia, principalmente, mas sempre foi muito importante comemorar o Dia das Mães, então escolhi um presente mais simples e vou fazer um almoço para ela. Comprei uma blusa bem bonita”, afirmou a manicure Myllena Santos. O empresário Rogério da Silva Lopes, dono de uma loja, aposta nas promoções para aumentar as vendas. “A gente está com promoção nas peças, visando chamar a atenção de possíveis compradores, mas eu vejo uma queda muito significativa nas vendas se formos comparar com o mesmo período ano passado”, afirma.

Para o economista João Pedro Pereira Barbosa, por conta da crise provocada pela pandemia de covid-19, os consumidores devem ficar atentos para evitar contrair dívidas. “O que a gente observa é que é um período atípico e que precisamos tomar cuidado e usar a cabeça. A indicação é que a gente deve tomar cuidado com valores, negociar sempre e, se tiver uma parte do dinheiro, fazer um parcelamento menor, dando uma entrada”, disse.

O coach financeiro Fabrício Perin, indica que alternativas criativas e a afetividade podem ser uma boa saída para quem está sem dinheiro ou com dúvidas em relação ao futuro do mercado de trabalho. “Às vezes, um simples jantar em casa, um almoço com toda a família reunida já passa a ser um presente que tem muito mais valor emocional do que um produto. Quem não tem condições de presentear da forma como gostaria, pode usar a criatividade. Escreva uma carta legal para que ela se sinta presenteada”, disse.

A farmacêutica Rafaela Cardoso Milão, preparou uma surpresa, com guloseimas e criatividade, para agradar neste Dia das Mães. “Acredito que seja um presente mais emocional e, com isso, tocarei o coração dela. Eu gostaria de dar um celular ou algo assim, mas, infelizmente, não posso, então optei por uma surpresa que vai agradar da mesma forma, tenho certeza”,
disse Rafaela.