Coluna de Minas: Lei impõe informar ingredientes

12 de fevereiro de 2020

Lei Municipal aprovada pela Câmara de Vereadores de Montes Claros e sancionada pelo executivo determina que restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e similares ficam obrigados a informar, em cardápio ou informativo, a presença de ingredientes de origem animal e glúten nos alimentos. O prazo para os estabelecimentos se adequarem vai terminar no próximo mês. O não cumprimento às disposições da lei vai sujeitar o estabelecimento infrator ao pagamento de multa com valor equivalente a R$375,10. No caso de reincidência, o valor da multa vai ser dobrado. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

 

Patos quer delegacia Federal

 

A possibilidade de a Polícia Federal (PF) instalar uma delegacia em Patos de Minas foi tema de reunião no gabinete do prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves. O assunto foi tratado com o delegado chefe da Polícia Civil de Uberlândia, Almir Clementino Soares, que busca a parceria do poder municipal e de outros órgãos da Justiça para viabilizar a vinda da unidade. Segundo Almir Clementino, a Superintendência da Polícia Federal de Minas Gerais pretende abrir pelo menos mais três delegacias no estado, que hoje conta com sete unidades. A ideia, segundo ele, é que uma delas seja em Patos de Minas. (Folha Patense)

 

Temporada multiplica vazão

 

A Estação de Captação de água no rio Uberaba amanheceu sexta-feira, 7, completamente inundada. A temporada de chuva é uma das mais intensas das últimas décadas. A cheia veio com força e a barragem na unidade da Codau, que é somente de nível, e não de acumulação, refletiu a força da estação chuvosa. A água do rio invadiu o pátio de manobras e chegou à estrada lateral, que leva até as chácaras, nas proximidades da unidade. Na última medição de janeiro a vazão registrada foi de 12 mil l/s. A equipe do Departamento de Meio Ambiente da autarquia, estimou uma vazão entre 20 mil e 25 mil litros/segundo. A Codau necessita de apenas 900 l/s para abastecer a cidade. (Jornal de Uberaba)

 

Balneário vai ser inaugurado

 

A primeira etapa das obras de reforma do balneário hidroterápico do Parque das Águas de Caxambu, no Sul de Minas, vai ser entregue nesta quarta-feira, 12, às 10h. Com isso, o local passa a oferecer serviços como banhos termais, duchas, massagens, tratamentos faciais e terapias holísticas. Ao todo, o Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), investiu cerca de R$ 2,4 milhões nas obras. Os valores foram utilizados na contratação de serviços de manutenção preventiva e corretiva, lavanderia, reforma do gerador de vapor e fornecimento de gás liquefeito de petróleo (GLP) no empreendimento. (O Popular Net- São Lourenço)

 

Museu tem acervo online

 

Todo o acervo do Museu Regional de São João del-Rei já está disponível gratuitamente na plataforma online Tainacan, que está dentro do website da instituição. O inventário reúne informações e fotos de aproximadamente 500 obras. Além de apresentar os dados completos sobre a coleção, as fichas catalográficas possuem informações detalhadas sobre as obras, como período, autoria, origem e matéria prima, por exemplo. O Museu Regional é a 13ª unidade do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), dentre todas as 30, à aderir ao projeto. Além do acervo museológico, o Museu Regional de São João del-Rei também tem planos de disponibilizar o seu acervo arquivístico, com documentos e fotografias da região. (Gazeta de São João Del Rei)

 

Matriz será julgada

 

Após o pedido de vistas do processo, feito pelo desembargador Habib Felippe Jabour no último dia 4, o julgamento do recurso feito pela Samarco, Vale e BHP Billiton contra a liberação do valor para o pagamento da Matriz de Danos dos atingidos de Mariana foi remarcado para esta terça-feira, 11, às 13h30, no TJMG. A Matriz de Danos é um instrumento que visa valorar os danos sofridos com o rompimento da barragem de Fundão. 

 

Divulga??o

Divulgação