Coluna de Minas: IGAM prorroga restrição da Bacia

6 de dezembro de 2019

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) prorrogou para até o dia 15 de janeiro de 2020 a restrição para o uso das águas do rio Pacuí, no Norte de Minas e que fornece a água para abastecer Montes Claros. Através da Portaria 72, de 29 de novembro de 2019, o IGAM determinou a prorrogação da situação crítica de escassez hídrica superficial nas porções hidrográficas localizadas à montante da estação “Fluv. Rio Pacuí Coração de Jesus”, no rio Pacuí e sua bacia de contribuição. A situação crítica foi identificada por meio do monitoramento dos níveis do rio Pacuí, feito pelo órgão, e que apontaram vazões abaixo de 70% da vazão de referência do referido rio. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

 

Caeté já biometrizou 23% dos eleitores

Nas Eleições 2018, a biometria já foi obrigatória em 84 municípios de Minas Gerais. Para as eleições de 2020, a previsão é que mais municípios mineiros utilizem a votação pela biometria, que é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Em Caeté o sistema biométrico está disponível desde junho deste ano, no entanto, o recadastramento ainda não é obrigatório. Mas a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores façam, desde já, o recadastramento, para evitar filas futuras. Caeté está com 33.494 eleitores e, até o momento, só 7.720 eleitores (23,08%) fizeram o recadastramento biométrico. (Jornal Opinião – Caeté)

 

Mais de 300 passaram por procedimentos

O acordo firmado entre o Município de Uberlândia e cinco hospitais particulares da cidade para realização de procedimentos cardíacos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) já resultou na realização de mais de 300 atendimentos. Os pacientes beneficiados estavam aguardando por exame ou cirurgia na fila da Regulação Municipal. O acordo entre a Prefeitura e os hospitais Santa Clara, Santa Genoveva, Madrecor, Santa Marta e Uberlândia Medical Center (UMC) ocorreu em agosto com a anuência do Ministério Público Federal (MPF). Desde então, foram realizados 274 cateterismos, 71 angioplastias com stent e 26 cirurgias cardíacas, totalizando 371 pacientes beneficiados. (Diário de Uberlândia)

Mucuri faz consórcio para o Selo

Foi realizada no último final de semana no auditório do Sebrae, em Teófilo Otoni, uma consultoria para implementação do Selo de Inspeção Municipal Consorciado, numa parceria entre a Emater, Sebrae e Amuc, com a presença de secretários Municipais de Agricultura, agentes de Vigilância Sanitária, membros da Emater e Ima do Vale do Mucuri. O Selo de Inspeção Municipal vem frequentemente sendo discutido em todas as reuniões da Amuc com as participações da Emater e Sebrae, como alternativa para geração de segurança alimentar, abertura de mercado e diminuição de custos e burocracia para os municípios, visando facilitar a aquisição de produtos alimentícios de origem animal e vegetal das agroindústrias locais.
(Diário Tribuna)

 

Infraero tem disponibilidade de R$ 1,6 mi

A reativação do Aeroporto Brigadeiro Cabral para voos comerciais dá um passo gigantesco para se tornar realidade. Representantes da Prefeitura de Divinópolis se reuniram, em Brasília, com o brigadeiro André Luiz Fonseca e Silva, diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero, e o superintendente de Gestão de Operação, da instituição, Paulo Eduardo Cavalcante. No encontro, foi confirmada pela Infraero a disponibilidade R$ 1,650 milhão da Secretaria de Aviação Civil para as melhorias do aeroporto. (Jornal Agora- Divinópolis)

 

Usiminas reconhece ações socioambientais

As ações inovadoras e sustentáveis de municípios, estudantes, professores, escolas e instituições da comunidade vão ser reconhecidas na próxima segunda-feira, 9, às 19h, no teatro Zélia Olguin, na 2ª edição do “Prêmio Usiminas Mobiliza Pelos Caminhos do Vale”. A homenagem vai ser direcionada aos projetos que vêm contribuindo para os resultados do programa, que reúne, desde 2015, iniciativas socioambientais da Usiminas, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Aço, a Associação dos Municípios do Vale do Aço, Instituto Interagir e apoio da Fiemg. No total, 224 projetos foram inscritos na edição deste ano, dos quais 22 foram selecionados entre os finalistas, informa a Usiminas. (Diário do Aço- Ipatinga)  

Divulgação

Divulgação