Alpinópolis faz cadastro cultural

29 de junho de 2020

Foto: Divulgação

ALPINÓPOLIS – A Prefeitura de Alpinópolis, por meio do Departamento Municipal de Educação e Cultura, está fazendo um cadastro dos espaços culturais, agentes culturais e profissionais do setor cultural no município.

O objetivo é construir um banco de dados para organizar e sistematizar as informações sobre o setor. Podem se cadastrar pessoas físicas ou representantes de microempresas individuais (MEI) com atividades relacionadas à cultura, que sejam maiores de 18 anos, residentes em Alpinópolis, com atuação comprovada no setor cultural através de currículo, portfólio ou registro de experiência (currículo e portfólio – Documento, imagem ou arquivo em pdf de seu currículo ou pdf. / registro de experiência com arte e cultura em que participou, com fotos, matérias de jornal, cartazes, depoimentos, divulgações em redes sociais, etc.).

Os interessados devem se cadastrara o dia 7 de agosto. Os formulários estão disponíveis em dois links (https://forms.gle/osTsxD5MJ8GbdExE8) e (https://forms.gle/osTsxD5MJ8GbdExE8) e podem ser cadastrados Espaços culturais (compreendem-se como espaços culturais todos aqueles organizados e mantidos por pessoas, organizações da sociedade civil com finalidade cultural, com ou sem fins lucrativos), membros dos setores culturais (compreendem-se com setores culturais os relacionados às Artes Visuais; Artesanato e design; Audiovisual; Circo; Cultura Afro-Brasileira, etnia indígena, ciganos e outras etnias; Dança; Literatura; Música; Patrimônio cultural, histórico e artístico; Teatro; Culturas tradicionais e populares, entre outros.)

O objetivo do Departamento Municipal de Educação e Cultura de Alpinópolis é o levantamento, um mapeamento e armazenamento de informações importantes, como, por exemplo, quem são e onde estão os agentes culturais da cidade: artistas, produtores, gestores, técnicos e demais profissionais envolvidos na cadeia produtiva, econômica e criativa da cultura. Além de facilitar a identificação, o instrumento favorecerá o estreitamento do diálogo com todos os envolvidos no setor cultural. Os dados também serão utilizados para analisar os principais aspectos do setor, servindo para a construção de indicadores culturais e como norte para elaboração de novas políticas públicas para o segmento.

O formulário online deverá ser preenchido apenas uma vez pelas pessoas físicas ou representante de MEI. As informações enviadas pelo formulário são de inteira responsabilidade dos cadastrados.
Devido às medidas de restrições por conta da pandemia de covid-19, o atendimento presencial para pessoas com dificuldade em acesso à internet pode ser agendado. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (35) 3523 2302 (35) 99981 5206 e 99987 1263 (WhatsApp) ou pelos e-mails seceducacao@alpinopolis.mg.gov.br ou cultura.alpinopolis@gmail.com.