Geral

Samu cria equipamento para transportar pacientes com coronavírus

12 de Maio de 2020

Foto: Divulgação (Site EBC)

Profissionais do Samu no Norte de Minas, em parceria com especialistas em engenharia e biologia, estão trabalhando em um protótipo de cápsula de isolamento para transporte de pacientes com suspeita de coronavírus. O equipamento consiste em uma estrutura que se acopla à maca e que é composta por uma espécie de grade de alumínio removível, revestida com plástico e dotada de um filtro e um exaustor bacteriológico. A intenção é proteger o paciente e ao mesmo tempo evitar contato dos profissionais com as secreções do doente durante o transporte, além de diminuir a carga viral dentro da ambulância. (Folha Regional – Salinas)

Parceria com Google

A Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas, referência em ensino profissionalizante, começou a utilizar uma das plataformas de educação digital mais eficientes do mundo: a Google for Education. Como aulas presenciais foram suspensas para prevenção do contágio do coronavírus, a ETMSL buscou rapidamente uma solução, garantindo a formação profissional de centenas de alunos. A utilização de ferramentas Google for Education permite recriar o ambiente de sala de aula na internet, com o auxílio de diversas opções que viabilizam a interação necessária entre alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem. (Boca do Povo – Sete Lagoas)

Evolução do coronavírus

O Instituto de Pesquisa Censuk realizou uma análise da evolução de contaminação do coronavírus em Divinópolis, com base nos boletins epidemiológicos fornecidos regularmente pela Prefeitura, compreendendo o período entre 01 de abril a 05 de maio de 2020. Dentro desse período houve a liberação parcial de funcionamento do comércio na cidade, em 27 de abril. Assim, o objetivo do estudo foi confrontar os dados sobre novas notificações e novas confirmações de acometimento da Covid-19 entre esses períodos distintos. (Gazeta do Oeste- Divinópolis)

Cresce número de afogamentos

Nos últimos dias, muitas ocorrências de afogamentos estão sendo registradas pelo 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais que atua em Uberlândia e outras cidades do Triângulo Mineiro. Desde o mês de março até a última segunda-feira, 4, os militares atenderam sete chamados de afogamentos com mortes. Segundo o sargento Dhiego Costa, a quantidade de ocorrências registradas neste ano é maior do que as computadas no mesmo período de 2018 (4) e 2019 (5). (Diário de Uberlândia)

NM aprova Minas Consciente

A Comissão Intergestores Bipartite Macrorregional do Norte de Minas – (CIB) aprovou na sexta-feira, 8, a implementação do Programa “Minas Consciente – Retomando a Economia do Jeito Certo”, criado pelo Governo do Estado em virtude da pandemia do novo coronavírus. Além disso, os gestores aprovaram a realização de reunião envolvendo as unidades regionais da SES-MG, os prefeitos do Norte de Minas e o Ministério Público para o alinhamento de ações relativas às medidas de isolamento e distanciamento social, visando evitar a rápida propagação do coronavírus e o consequente colapso do sistema de saúde, conforme já vem ocorrendo em outras regiões do país. (Gazeta Norte Mineira- Montes Claros)

Rede de Notícias do Sindijori MG