Previdência

Prova de vida digital

2 de março de 2021

O INSS está convocando 5,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios para fazer a prova de vida digital. O procedimento, lançado no ano passado, foi ampliado e, desde a semana passada, deve ser feito pelo aplicativo meu gov.br. No entanto, ainda se trata de um projeto-piloto. A convocação dos segurados elegíveis para participar da fé de vida digital está sendo feita por meio de mensagens enviadas por SMS ou email. Também há, ao acessar o Meu INSS, uma mensagem para que o segurado faça o procedimento, caso ele esteja com a prova de vida pendente.


O que você também vai ler neste artigo:

  • Sem bloqueio
  • Nos bancos
  • Biometria
  • Passo a passo

Sem bloqueio

O INSS afirmou que o segurado que não fizer a prova de vida digital não terá o benefício cortado. Isso porque em março e abril não haverá bloqueios por falta da comprovação, seja ela digital ou não.

Nos bancos

Segundo o secretário especial de Trabalho e Previdência Social, Bruno Bianco, o recadastramento anual dos segurados do INSS para provar que estão vivos segue sendo feito na rede bancária, como sempre ocorreu.

Biometria

O procedimento é por meio de uma biometria. Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Para essa fase do projeto-pilto, foram selecionados, portanto, segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor.

Passo a passo

Para fazer a prova de vida digital, siga o passo a passo:

– Acesse o aplicativo Meu INSS no celular
– Ao logar, o usuário verá a mensagem “Chegou a hora de fazer a sua prova de vida. Faça agora, pelo celular, sem precisar sair de casa”. Embaixo estará outra mensagem: “Instale o Meu gov.br”. Clique sobre ela e baixe o aplicativo
– Entre no aplicativo Meu gov.br e clique em “Autorizações”. Selecione a autorização marcada como pendente e clique em “Autorizar”
– Será feita a pergunta: “Deseja aceitar a autorização?”; clique em “Realizar Validação”
– Em seguida, vá em “Permitir” para que o aplicativo acesse a câmara do seu celular
– Será solicitado o número de um documento de identidade, informe-o e clique em “Prosseguir”
– Aparecerão dicas para fazer a prova de vida, que são: fique em um ambiente iluminado e sem ninguém atrás ou do seu lado; deixe o rosto à mostra, sem óculos ou uso de chapéu; o celular deve estar na frente do rosto
– Aparecerá um círculo em torno do seu rosto. Mantenha o rosto no centro desse círculo e aguarde cerca de 40 a 60 segundos para a conclusão da biometria digital
– Se estiver tudo certo, aparecerá a mensagem “Validação Facial realizada com sucesso”
– Clique em OK e o procedimento estará pronto