Previdência

Proteste avalia detergente

5 de março de 2021

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) realizou a testagem de detergentes das três marcas mais vendidas no Brasil (Ypê, Minuano e Limpol) e das duas mais encontradas no Sudeste (Barra e BioBrilho). De maneira geral, as opções foram consideradas baratas e com alto rendimento. Entretanto, a marca Ypê leva a melhor indicação do teste. Segundo o resultado divulgado pela entidade, é possível lavar quase o triplo de pratos em relação aos concorrentes. Já a Minuano ofereceria o melhor custo-benefício, informa a Protese.


O que você também vai ler neste artigo:

  • Olho no rótulo
  • Informações relevantes
  • Componentes
  • Remoção de sujeira

Olho no rótulo

A lista de componentes apresentada nos rótulos, no entanto, não informa especificamente cada item que compõe o produto, já que a atual legislação não prevê essa exigência. Assim, a Proteste não conseguiu avaliar o impacto ambiental do produto. As marcas citam na embalagem apenas os grandes grupos de substâncias químicas, como neutralizante, conservante, espessante, coadjuvante, veículo, corante e fragrância. “Estas duas últimas não são agentes de limpeza e remoção. A fragrância limoneno, por exemplo, apresenta um efeito bastante maléfico ao meio ambiente e aos peixes, além de algumas pessoas serem alérgicas”, destaca Thiago Porto, especialista da Proteste.

Informações relevantes

A especialista em Relações Institucionais da Proteste, Juliana Moya, ressalta que, ainda que a legislação não imponha a obrigação de fornecer cada componente, seria importante que as empresas comunicassem com maior precisão quais são as substâncias que compõem o produto em questão. “Essa informação é relevante tanto para a saúde do consumidor como para que ele possa avaliar o impacto ambiental do detergente que pretende adquirir”, pontua.

Componentes

De acordo com o especialista Thiago, além da especificação da substância utilizada, deveria ser informado o número de registro único no banco de dados de componentes químico no site ou SAC da empresa. Assim, o consumidor seria capaz de identificar componentes que prejudicam, por exemplo, o meio ambiente ou a sua saúde.

Remoção de sujeira

A viscosidade não deve deixar os produtos nem líquidos demais, nem concentrados em excesso. Nesta categoria da avaliação apenas a marca Minuano obteve resultado considerado muito bom. O detergente Barra recebeu nota aceitável e, assim como o BioBrilho, apresentou baixa concentração de tensoativos. As substâncias são responsáveis por envolver e remover a sujeira, por isso foi considerado ruim no critério. No teste de eficiência de limpeza, foi analisado o número de pratos que as marcas são capazes de limpar, usando sempre a mesma quantidade de detergente. O produto Ypê obteve o melhor desempenho na análise, lavando 30 pratos.